Artigos sinodais

– #Sínodo: Conheça os elementos essenciais de um sínodo arquidiocesano

A sinodalidade é uma característica da Igreja, lembra aquilo que a Igreja é: mistério de comunhão com Deus e entre todos os seus membros (ovelhas e pastores); povo de Deus; corpo de Cristo. Na história da Igreja, a realização de um Sínodo é uma forma concreta, um meio, um instrumento para se viver na prática aquilo que a Igreja é.
Leia mais>>

– Conversando sobre Assembléia e Sínodo

A arquidiocese de Pouso Alegre está se preparando para a realização do seu primeiro Sínodo Arquidiocesano. Mas a arquidiocese já possui uma caminhada de realização de assembleias pastorais, tendo finalizado, em 2016, sua 9ª assembleia. Então, qual a diferença entre Assembléia e Sínodo?
Leia mais>>

– A sinodalidade na vida e na missão da Igreja (Documento/ Comissão Teológica Internacional)

“O caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do Terceiro Milênio”: esse é o empenho programático proposto pelo Papa Francisco na comemoração do cinquentenário da instituição do Sínodo dos Bispos pelo Beato Paulo VI. A sinodalidade “é dimensão constitutiva da Igreja”, de modo que “aquilo que o Senhor nos pede, em certo sentido, já está tudo contido na palavra ‘sínodo’”.
Leia mais>>

– O caminho da sinodalidade (Padre Piero Coda)
O texto oferece algumas importantes orientações pastorais, reiterando que “uma Igreja sinodal é uma Igreja participativa e corresponsável”. Foi publicado no site VaticanNews e no jornal L’Osservatore Romano.
Leia mais>>

– Sinodalidade e conversão pastoral (Cônego Sérgio Conrado)
O artigo discorre sobre a realidade da sinodalidade como o caminho que Deus espera da Igreja hoje se houver verdadeira conversão pastoral.
Leia mais>>

– A Sinodalidade Eclesial no Magistério do Papa Francisco (Antonio Luiz Catelan Ferreira)
O artigo expõe e analisa as ideias eclesiológicas que fundamentam a compreensão da sinodalidade no Magistério do Papa Francisco, com especial atenção para o Discurso proferido na comemoração do quinquagésimo aniversário da instituição dos Sínodo dos Bispos.
Leia mais>>

– Rumo à Igreja Sinodal: Lumen gentium e a pirâmide invertida – parte 1 (Cardeal Michael Czerny S.J.)
A “sinodalidade” expressa um traço fundamental da identidade eclesial: a sua dimensão comunitária. Este artigo ajuda-nos a compreender esta dimensão e o que significa pertencer ao Povo de Deus. Texto publicado no site das Pontifícias Obras Missionárias.
Leia mais>>