CNBB emite nota de condolências pela morte de Dom Ricardo Pedro

1 de abril de 2018

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu nesta manhã uma nota de condolências pela morte do Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Pouso, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho – Opraem. Na nota, o Secretário Geral, Dom Leonardo Ulrich Steiner, afirmou que “na despedida desse nosso Irmão, vamos vale a pena recordar a beleza e a profundidade do seu lema episcopal: “Caritas christi urget” (“O Amor de Cristo nos impele”). Uma convicção pronunciada pelo Apóstolo Paulo, com a palavra e com a vida. Uma expressão forte de alguém que se reconhece radicado no amor de Cristo que suscita, todos os dias, motivos para realizarmos a missão que o Batismo nos confere”.

Confira a nota:

Caro Irmão, dom José Luiz Majella Delgado.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu com pesar a notícia do falecimento de dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, arcebispo emérito de Pouso Alegre (MG), ocorrido na madrugada deste domingo, 01 de abril.
Manifestamos a nossa solidariedade fraterna aos familiares, aos Cônegos Premonstratenses e às comunidades da Arquidiocese com os nossos cumprimentos nesta hora em que todos celebram a Páscoa desse nosso Irmão.

Recorremos às palavras do Papa Francisco, proferidas no início da homilia do dia de Finados do ano passado: “Hoje, todos nós estamos aqui reunidos em esperança. Cada um de nós, no próprio coração, pode repetir as palavras de Jó […]: ‘Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra’. A esperança de reencontrar Deus, de nos reencontarmos todos, como irmãos: e esta esperança não desilude”.

Na despedida desse nosso Irmão, vamos vale a pena recordar a beleza e a profundidade do seu lema episcopal: “Caritas christi urget” (“O Amor de Cristo nos impele”). Uma convicção pronunciada pelo Apóstolo Paulo, com a palavra e com a vida. Uma expressão forte de alguém que se reconhece radicado no amor de Cristo que suscita, todos os dias, motivos para realizarmos a missão que o Batismo nos confere.

Enviamos o nosso abraço a todos e as nossas orações.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner