O Prefeito Municipal de Borda da Mata, Sr. André Carvalho Marques, no uso de suas atribuições legais, também decretou luto oficial de três dias pela morte do Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho – Opraem. No decreto, o Chefe do Executivo ressaltou o empenho e dedicação de Dom Ricardo na elevação da Igreja Matriz do município à dignidade de Basílica Menor de Nossa Senhora do Carmo. No dia 8 de dezembro de 2017, dois dias antes de sofrer o acidente automobilístico, Dom Ricardo Pedro celebrou em Borda da Mata durante o aniversário de 12 anos de instalação da Basílica. O corpo de Dom Ricardo Pedro será velado neste domingo no Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em Monte Siao. Amanhã, segunda feira (02), seu corpo chega à Catedral Metropolitana às 9h, quando será celebrada a Santa Missa. Seu sepultamento será na terça-feira (03), após a missa das 14h, na Crípta da Catedral. Serão vários horários de missa: dia 02: 9h; 12h; 15h; 17h; 19h; 21h30 ; 23h30; dia 03: 7h; 9h; 12h;14h. Em Monte Sião, o corpo de Dom Ricardo começará a ser velado a partir das 16h deste domingo. Quatro missas serão celebradas no Santuário da Medalha Milagrosa: às 16h, 19h30, 22h e 06h (de segunda-feira). Leia o Decreto do Prefeito de Borda da Mata “O Prefeito Municipal de Borda da Mata, Estado de Minas Gerais, Sr. André Carvalho Marques, no uso de suas atribuições legais e; CONSIDERANDO o falecimento do Sr. Arcebispo Emérito de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, Opraem, ocorrido na madrugada neste domingo; CONSIDERANDO o sentimento de consternação do povo de Borda da Mata pelo falecimento de D. Ricardo, particularmente dos católicos que nela habitam e o apreço dos mesmos por sua pessoa, dentre outras virtudes, pelo empenho na elevação de nossa Matriz à dignidade de Basílica Menor, alçando-a entre os principais templos do catolicismo; CONSIDERANDO, finalmente, que é dever do Poder Público render justas homenagens àqueles que, com seu trabalho, seu exemplo e sua dedicação, contribuíram para o bem estar da coletividade, DECRETA: Art. 1º – LUTO OFICIAL, por 3 (três) dias em todo o território do Município de Borda da Mata, em sinal de profundo pesar pelo passamento do Exmo. Revmo. D. Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, Opraem. Art. 2º – Esse decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo ser enviada cópia do presente à Paróquia e à Arquidiocese. Art. 3º – Revogam-se as disposições em contrário. Registre-se, publique-se e cumpra-se.”

1 de abril de 2018

O Prefeito Municipal de Borda da Mata, Sr. André Carvalho Marques, no uso de suas atribuições legais, também decretou luto oficial de três dias pela morte do Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho – Opraem. No decreto, o Chefe do Executivo ressaltou o empenho e dedicação de Dom Ricardo na elevação da Igreja Matriz do município à dignidade de Basílica Menor de Nossa Senhora do Carmo.

No dia 8 de dezembro de 2017, dois dias antes de sofrer o acidente automobilístico, Dom Ricardo Pedro celebrou em Borda da Mata durante o aniversário de 12 anos de instalação da Basílica.

O corpo de Dom Ricardo Pedro será velado neste domingo no Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em Monte Siao. Amanhã, segunda feira (02), seu corpo chega à Catedral Metropolitana às 9h, quando será celebrada a Santa Missa. Seu sepultamento será na terça-feira (03), após a missa das 14h, na Crípta da Catedral. Serão vários horários de missa: dia 02: 9h; 12h; 15h; 17h; 19h; 21h30 ; 23h30; dia 03: 7h; 9h; 12h;14h.

Em Monte Sião, o corpo de Dom Ricardo começará a ser velado a partir das 16h deste domingo. Quatro missas serão celebradas no Santuário da Medalha Milagrosa: às 16h, 19h30, 22h e 06h (de segunda-feira).

Leia o Decreto do Prefeito de Borda da Mata

“O Prefeito Municipal de Borda da Mata, Estado de Minas Gerais, Sr. André Carvalho Marques, no uso de suas atribuições legais e;
CONSIDERANDO o falecimento do Sr. Arcebispo Emérito de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, Opraem, ocorrido na madrugada neste domingo;

CONSIDERANDO o sentimento de consternação do povo de Borda da Mata pelo falecimento de D. Ricardo, particularmente dos católicos que nela habitam e o apreço dos mesmos por sua pessoa, dentre outras virtudes, pelo empenho na elevação de nossa Matriz à dignidade de Basílica Menor, alçando-a entre os principais templos do catolicismo;
CONSIDERANDO, finalmente, que é dever do Poder Público render justas homenagens àqueles que, com seu trabalho, seu exemplo e sua dedicação, contribuíram para o bem estar da coletividade,

DECRETA:

Art. 1º – LUTO OFICIAL, por 3 (três) dias em todo o território do Município de Borda da Mata, em sinal de profundo pesar pelo passamento do Exmo. Revmo. D. Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, Opraem.

Art. 2º – Esse decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo ser enviada cópia do presente à Paróquia e à Arquidiocese.

Art. 3º – Revogam-se as disposições em contrário.

Registre-se, publique-se e cumpra-se.”