ARQUIDIOCESE
de Pouso Alegre

Paróquia Santo Antônio - Jacutinga - por Pe. Andrey Nicioli


Criação: 1871

Abrangência: Jacutinga

Pároco: Padre Alexandre Acácio Nogueira

Vigário Paroquial: Padre Fabiano César da Silva

Padres residentes: Padre Maurício Pieroni e padre Genésio Donati Prado

Contato

Praça Francisco Rubim, S/N

Centro

37590-000 - Jacutinga - MG

(35) 3443-1109

[email protected]

 

Jacutinga recebeu três visitas inesquecíveis nas décadas de 1960 e 1970. Em maio de 1965 chgou à cidade a Cruz de Jerusalém, que havia sido bento pelo Papa Paulo VI. No ano seguinte, em dezembro, foi a vez da iamgem de Nossa Senhora Aparecida passar pelo município. Já a exposição do Santo Sudário de Turim aos jacutinguenses deu-se em março de 1971. Os três eventos aconteceram durante o paroquiato do Monsehor Sebastião Carvalho de Vieira (1958 a 1993), o mais extenso da história da Paróquia de Santo Antônio. 

O legado do Monsenhor Vieira não se restringe ao campo espiritual, pois sua atuação transbordou para as áreas social e cultural. Um de seus priemeiros feitos foi foi o término da construção da Casa da Criança. Mais tarde, ele decidiu adquirir a tipografia do jornal A Gazeta de Jacutinga, que até hoje pertence à Associação Jacutinguense de Proteção à Criança.

Monsenhor Vieira mudou a face social do município ao criar, em 1970, uma cooperativa habitacional, por meio da qual foram construídas centenas de casas populares. Para que o desenvolvimento espiritual avançasse junto ao crescimento da cidade, o operoso pároco erigiu as igrejas de São Judas Tadeu e São Benedito e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. 

 

 

 

 

 

 

Publicado no dia 23/03/2017