Dom Majella celebra Vigília Pascal na Catedral - por Magson Gomes Batista

A Vígilia Pascal do Sábado Santo, na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, foi presidida pelo Arcebispo, Dom José Luiz Majella Delgado.

A cerimônia, que consta de quatro partes (rito da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística) teve início do lado de fora da Catedral, onde foi aceso o fogo novo e o Círio Pascal, que é luz do Cristo Ressuscitado que brilha dissipando as trevas do mal e da morte.

Em seguida, foi feita à procissão para o interior da Catedral e, ao se colocar o Círio no candelabro, junto ao Ambão, foram acesas todas as luzes da igreja e cantado o Exultet (Proclamação da Páscoa), pelo Pároco e Cura da Catedral, Côn. Vonilton.

Concluído o Rito da Luz, passou-se à Liturgia da Palavra, na qual a través das diversas Leituras proclamadas reviveu-se as maravilhas da história da salvação. Foi entoado solene o hino do GLÓRIA, ao som dos sinos da Catedral, e também do ALELUIA, os quais a Igreja se absteve ao longo de toda a Quaresma.

Após a proclamação do Evangelho, D. Majella proferiu sua homilia, explicando o sentido da Páscoa, à luz das Leituras proclamadas, e exortando a todos os presentes a anunciarem a alegria da ressurreição, sendo sinais de Páscoa na família, na Igreja e na sociedade.

Em seguida, houve a Liturgia Batismal e, por fim, a Liturgia Eucarística.

Ao final da Celebração, Côn. Vonilton saudou o Sr. Arcebispo e também aos fiéis presentes, especialmente aos paroquianos da Catedral com votos de uma Feliz e Santa Páscoa.

Dom Majella agradeceu os votos recebidos e os retribuiu a todos os presentes na celebração, que se encerrou com a bênção solene.

Fotos e Inf. Equipe de comunicação da Catedral

Publicado no dia 17/04/2017