Pastoral Bíblico-Catequética emite carta aos catequistas - por Pe. Andrey Nicioli

A Pastoral de Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Pouso Alegre divulgou nesta quinta-feira, 23, uma carta de agradecimento e incentivo aos catequistas de todas as Paróquias, visto que no dia 05 de março celebra-se o início do ano catequético. Assinada pelo assessor, padre Tiago Silva Vilela, e pela coordenadora arquidiocesana, Maria Cristina de Souza Faria, a carta será enviada às secretarias paroquiais para que sejam repassadas aos catequistas.

Leia na íntegra:

“Deus saboreia-se, Deus é sabor. Sabor é forma de intimidade que supõe contato profundo”

– José Tolentino Mendonça –

Estimados(as) catequistas!

Saudações!

É com imenso carinho e alegria que chegamos até você através desta simples mensagem. Estamos iniciando mais um ano de evangelização e experiência profunda de Deus em nossa querida Arquidiocese. Gostaríamos que você, o grupo de catequistas de sua paróquia, seus catequizandos e familiares, saboreassem intensamente o amor de Deus ao longo desta caminhada. “Provai e vede como o Senhor é bom…” (Sl 34,9). Sim, o Senhor quer se deixar saborear. E esta experiência sugere intimidade e contato profundo, como acenou o poeta e religioso lusitano, José Tolentino Mendonça. Nossa catequese só cumprirá o seu objetivo, se ambos, catequistas, catequizandos e famílias, saborearmos profundamente a Deus. Entretanto, para aproveitarmos e nos deliciarmos na busca deste infinito sabor, não podemos ter pressa e tão pouco nos acomodar em nossas estruturas. Sem a lentidão não há paladar. Sentir e saborear torna a experiência de Deus integral. Que nossa catequese desperte um intenso desejo de provar a Deus. E que esta busca jamais cesse em nós.

“Ser cristão não significa ser religioso de uma certa maneira, converter-se numa determinada classe de pessoa por um método determinado (um pecador, um penitente, um santo), mas significa ser pessoa; não um ‘tipo de pessoa’, mas o ser humano que Cristo cria em nós” (Dietrich Bonhoeffer).

Vamos juntos, catequistas, saborear Deus neste Ano Nacional Mariano! São 300 anos de bênçãos e de proteção da Virgem, Rainha e Padroeira do Brasil, a Senhora da Conceição Aparecida. Ela continua a partilhar conosco o sabor de seu Filho Jesus. Vamos juntos, catequistas, saborear Deus na bela experiência do Caminho de Iniciação de Adultos à Vida Cristã! Caminho que tem proporcionado a catecúmenos e catequizandos adultos saborear Deus. Vamos juntos, catequistas, saborear Deus nos diversos encontros formativos propostos pela Equipe Arquidiocesana ao longo do ano! Não deixe de participar! Com as experiências partilhadas e o nosso convívio fraterno, experimentamos a Deus no irmão(ã). Vamos juntos, catequistas, saborear Deus no forte momento de espiritualidade que se tornou a peregrinação de catequistas da Arquidiocese de Pouso Alegre! Se fazer peregrino(a) é se colocar em constante busca pelo sabor de Deus. Vamos juntos, catequistas, saborear Deus e propor esta experiência mais uma vez aos jovens crismandos 2017, no 3° CRISMAFEST da Arquidiocese de Pouso Alegre! Os jovens tem sede deste Amor.

Enfim, redescubramos sempre mais o desejo deste sabor. Revisitemos a cada oportunidade o nosso interior, afim de que o nosso paladar jamais se acostume com este sabor, mas sempre se surpreenda com sua intensidade e seu gosto de infinito.

Desejamos que todos tenham um ótimo Ano Catequético e que a Divina Luz do Espírito Santo nos guie para uma verdadeira e profunda experiência de Deus! Que São José de Anchieta, patrono dos catequistas, interceda por nossa missão!

Abraços fraternos e repletos do sabor de Deus!

Pouso Alegre, 21 de fevereiro de 2017.

Maria Cristina de Souza Faria                                                           Pe. Tiago Silva Vilela

Coordenadora                                                                                      Assessor

[email protected]                                                             [email protected]

Publicado no dia 27/02/2017