Setor Juventude da Arquidiocese colabora com o próximo sínodo dos Bispos - por Pe. Andrey Nicioli

O setor Juventude da Arquidiocese de Pouso Alegre está aplicando e organizando junto  aos grupos de jovens de cada Paróquia, o questionário enviado pela Santa Sé para preparação para a XV Assembleia Geral Ordinária dos Bispos que se realizará em 2018. O tema escolhido pelo próprio Papa Francisco para discussão entre os bispos foi "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional".

O Papa Francisco escolheu o tema depois de consultar as Conferências Episcopais, as Igrejas Orientais Católicas sui iuris e a União dos Superiores Gerais, e de ouvir as sugestões dos Padres da última Assembleia Sinodal e o parecer do XIV Conselho Ordinário. “O tema, expressão da solicitude pastoral da Igreja para com os jovens, está em continuidade com o que emergiu nas recentes Assembleias sinodais sobre a família e com o conteúdo da Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia”, lê-se no comunicado emitido na época pela Santa Sé.

O texto ainda acrescenta que a finalidade do próximo Sínodo é acompanhar os jovens em seu caminho existencial rumo à maturidade, para que, através de um processo de discernimento, “possam descobrir seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os homens, participando ativamente da edificação da Igreja e da sociedade”.

O assessor do Setor Juventude da Arquidiocese de Pouso Alegre, padre Marcos Eduardo Caliari, enviou uma carta aos padres da Arquidiocese explicando esse processo e as dúvidas que podem surgir entre os jovens, já que as mesmas perguntas foram enviadas para as dioceses de todo o mundo.

Nosso Setor Juventude Arquidiocesano já articulou com os padres responsáveis por cada setor pastoral a distribuição dos materiais e questionários para participação no Sínodo. Cada padre responsável por setor tem a missão de fazer o material e o questionário chegar até os grupos de jovens de sua paróquia. Por isso pedimos sua colaboração neste Sínodo, atráves da divulgação nas Missas Dominicais e no auxílio aos jovens que porventura procurarem ajuda para responder ao questionário do Sínodo. As perguntas são as mesmas para o mundo inteiro e pode ser que gerem dúvidas nos jovens (Na Assembleia do Leste II em Belo Horizonte levantamos essa questão!)", escreveu.

Novo logo do Setor Juventude

Publicado no dia 22/06/2017