Reitor e Diretor Espiritual do Seminário participam de encontro da OSIB - por Pe. Andrey Nicioli

O reitor do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, padre Ivan Paulo Moreira, e o Diretor Espiritual, padre Lucimar Pereira Goulart, estão participando nesta semana, entre os dias 10 e 14 de julho, do Encontro Nacional de Atualização dos Formadores promovidos pela Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB). O encontro ocorre em Aparecida, com a assessoria geral do Secretário para a Congregação do Clero da Santa Sé, Dom Jorge Patrón, e do Bispo Auxiliar de São Paulo e referencial da OSIB, Dom José Roberto Fortes Palau. Cerca de 230 padres do Brasil estão participando do encontro.

Como tema principal, os participantes estão refletindo sobre a “Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”, documento da Congregação para o Clero do Vaticano, que tem como tema “o dom da vocação presbiteral”, enfatizando a Dimensão Espiritual.

Entre as atividades, estão as celebrações da Eucaristia, oração da Liturgia das horas e reflexões feitas pelos assessores. Além da presidência da Osib, o encontro conta com a presença de Dom Jaime Spengler, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada  e dos assessores da comissão padre Deusmar Jesus da Silva e padre João Candido da Silva Neto.

Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”

A Congregação para o Clero (Santa Sé) publicou, dia 08 de dezembro de 2016, a “Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis”, decreto orientador para a formação de padres católicos, na qual sublinha a importância da “formação integral” e da maturidade psíquica, sexual e afetiva.

‘Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis´é atualizada 46 anos depois, procurando unir de “modo equilibrado as dimensões humana, espiritual, intelectual e pastoral, através de um caminho pedagógico gradual e personalizado”.

O decreto defende ainda que deve ser prestada “máxima atenção ao tema da tutela dos menores e dos adultos vulneráveis”, evitando admitir ao seminário pessoas ligadas a “delitos ou situações problemáticas” relacionadas com abusos sexuais.

Para o cardeal Beniamino Stella, três palavras-chave são fundamentais para a compreensão do documento são “humanidade, espiritualidade e discernimento”. O texto realça a importância de não limitar a avaliação ao percurso acadêmico dos candidatos ao sacerdócio. O novo decreto, intitulado ‘O dom da vocação presbiteral’, de mais de 80 páginas, está disponível na internet. (Clique aqui)

Publicado no dia 12/07/2017