ARQUIDIOCESE
de Pouso Alegre

Aparecida sediará Congresso Mariológico Internacional - por Pe. Andrey Nicioli


Até o dia 28 de julho, pesquisadores, estudantes e estudiosos dos temas ligados à Nossa Senhora poderão fazer suas inscrições para o XI Congresso Mariológico Internacional, que ocorre no Santuário Nacional em Aparecida (SP), entre os dias 9 e 12 de agosto. 

Repercutindo o tema ‘Aparecida: 300 anos de devoção e fé’, o encontro é promovido pela Academia Marial de Aparecida (SP). Os interessados em participar do encontro devem fazer a inscrição pelo site (A12.com/academia). Após essa data a inscrição deve ser feita via telefone/e-mail e deposito bancário ou pessoalmente.

O congresso é organizado com o apoio da do Programa de Pós Graduação em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Mais informações no site da Academia Marial - www.A12.com/academia, pelo e-mail - [email protected] ou pelo telefone (12) 3104-1549.

Conheça um pouco sobre os palestrantes do evento:

Maria Clara Bingemer - tema: As hermenêuticas de Aparecida 

Doutora em teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, formada em Comunicação Social, é professora da PUC Rio de Janeiro no departamento de Teologia e diretora de conteúdo do site Amai-vos.

Dilermando Ramos Vieira – tema: A história da devoção a Aparecida no contexto do catolicismo popular 

Docente e pesquisador da Pontifícia Faculdade Teológica Marianum de Roma. Estudou filosofia na Universidade Católica de Belo Horizonte e Teologia pela Universidade Católica de Santiago no Chile. Possui mestrado em Mariologia pela Universidade Marianum e doutorado em História Eclesiástica junto à Pontifícia Universidade Gregoriana, ambas de Roma.

Denise Ramos – tema: A imagem das águas: leitura junguiana 

Doutora em Psicologia clínica pela PUC-SP, é professora titular e responsável pela implantação do Núcleo de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da mesma instituição.

Edin Abumanssur – tema: Análise comparada dos mitos de origem dos Santuários brasileiros 

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e professor associado da mesma instituição.

Rubem Cesar Fernandes - tema: A devoção a Aparecida e a identidade nacional brasileira 

Doutor em Ciências Sociais e professor associado pela PUC-SP, é também diretor do Viva Rio e assessor do ISER (Instituo de Estudos da Religião).

Zenilda Cunha – tema: A composição do espaço sagrado do Santuário Nacional de Aparecida 

Historiadora com ênfase em Turismo Cultural  

Jorge Sampaio – tema: Aparecida em números 

Missionário redentorista é pós-graduado em gestão empresarial e marketing na Fundação Getúlio Vargas.

Cecília Domezi – tema: Maria e as mulheres 

Doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP é professora do Instituto São Paulo de Estudos

Haidi Jarschel – tema: Maria e as mulheres 

Mestre em Bíblia pela Universidade Metodista de São Paulo é professora do Instituto São Paulo de Estudos Superiores.

Ir. Afonso Murad, FMS – tema: Ancoragens mariológicas

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma é Professor na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (MG).

João Manuel Duque – tema: Devoção mariana entre Portugal e Brasil 

Doutor em Teologia pela Universidade de Frankfurt é professor de Teologia Sistemática na Universidade Católica Portuguesa, na cidade de Braga.

Vitor Hugo – tema: A pastoral do Santuário: um balanço histórico 

Missionário redentorista e psicólogo

Agenor Brighenti – tema: Aspecto teológico-pastorais da devoção a Maria      

Doutor em Ciências Teológicas e Religiosas e mestre em Teologia Pastoral pela Universidade Católica de Louvaina na Bélgica, especialista em Pastoral Social pelo Instituto Teológico Pastoral do CELAM, graduado em Teologia pelo Instituto Teológico de Santa Catarina e em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Professor visitante na Universidade Católica do México, no ITESC e no ITEPAL do CELAM. Presidente do Instituto Nacional de Pastoral da CNBB. Atua nos temas: Método Teológico, Teologia e Ação Pastoral, Teologia e Modernidade, História da Igreja, Teologia e Ciência. Foi perito do Celam na Conferência de Santo Domingo e da CNBB em Aparecida.

Lina Boff – tema: A devoção mariana na América Latina entre o popular e o oficial 

Doutora em Teologia pela PUC-RJ, Ir. Lina Boff é professora emérita da Pontifícia Universidade Católica do Rio; professora de Mariologia na Faculdade dos Franciscanos em Petrópolis e professora convidada para bancas de admissão de professores ordinários pelo Antonianum de Roma.

 

Com informações do Portal A12

 

 

Publicado no dia 20/07/2017