Catedral Metropolitana recebe, nesta quinta (03), imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida - por Magson Gomes Batista

Missa solene de entronização será às 19h, celebrada pelo Arcebispo Dom Majella. Data também marca o aniversário da Catedral.

Depois de peregrinar pelas 68 paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, será entronizada, nesta quinta-feira (03), na Catedral Metropolitana, onde permanecerá como marco dos 300 anos de seu no rio Paraíba. A missa solene de entronização da imagem peregrina será presidida pelo arcebispo Dom José Luiz Majella, com participação de todo o Clero.

Dom Majella conta que, durante a peregrinação, a imagem foi levada a asilos, hospitais e presídios. "Nós Procuramos levar esta imagem de Nossa Senhora Aparecida fora das nossas matrizes, não ficar só nas igreja matriz".

Em 2017, a Igreja Católica celebra o jubileu dos 300 anos em que pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba. Uma série de eventos e atividades foram organizados pelo Santuário Nacional de Aparecida para comemorar a data.

Em fevereiro do ano passado, o Santuário entregou à Arquidiocese de Pouso Alegre, numa missa em Aparecida, a imagem fac símile da Padroeira para percorrer as paróquidas daqui. Após cumprir esse percurso, a imagem foi doada à Arquidiocese.

Para Dom Majella, receber esta doação é uma grande graça. Essa imagem ficará no altar dedicado à Nossa Senhora na  Catedral. Irá substituir a que já existe, durante a missa solene de entronização. "Ela traz no seu manto,  ela traz no seu rosto, ela traz as mãos do nosso povo aqui do Sul de Minas. Todos aqueles que tocaram nessa imagem, que aproximaram dela com a sua devoção. então ela traz essa força, essa energia. Por isso, nós vamos introduzi-la na nossa igreja Catedral".

A data escolhida foi 3 de agosto porque é o aniversário da Catedral, dia em que o templo foi dedicado a Jesus Cristo e recebeu como padroeiro Senhor Bom Jesus.

A peregrinação da imagem de Nossa Senhora

Padre Rodrigo Carneiro, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em Monte Sião, que organizou o cronograma da peregrinação da imagem, fala que a visita da imagem pelas paróquias foi um momento muito gratificante onde as pessoas puderam ter esse contato com esta imagem oficial do Santuário de Aparecida. "Ao peregrinar por todas as nossas paróquias, a imagem deixou um rastro de fé e devoção. E ao mesmo tempo um rastro do amor de Maria para com Deus, para com o próprio Cristo"

A última paróquia que recebeu a visita da imagem foi a de São José Operário, em Itajubá. O pároco João Batista Neto será responsável de levar a imagem peregrina até a Catedral e entregar ao arcebispo Dom Majella. Dois ônibus sairão de Itajubá com os padres e fiéis. "O pessoal está participando com muito carinho. Todo mundo animado, todo mundo na expectativa", conta padre João Batista.

A Missa de entronização da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Catedral metropolitana será às 19h. A celebração é aberta para toda a população.

Publicado no dia 02/08/2017