Comissão da Vida Plena participa de encontro provincial - por Pe. Andrey Nicioli

No último final de semana, 05 e 06 de agosto, membros da Comissão Vida Plena para Todos, da Arquidiocese de Pouso Alegre, participaram do "1° Encontro de Espiritualidade Político-libertadora", promovido pelo Movimento Fé e Política da Diocese da Campanha. Realizado em Três Corações, o encontro contou com a presença de cerca de 70 pessoas. Estando também presentes participantes da Diocese de Guaxupé, o evento tornou-se provincial, reunindo as três dioceses da Província Eclesiástica de Pouso Alegre.

Para assessorar o encontro, foi convidado o frei beneditino Marcelo Barros, autor de vários livros sobre espiritualidade libertadora, fé e política e dimensão social da vida da Igreja. Refletindo sobre a relação Igreja e Política, a dimensão social da fé e da evangelização, sobre espiritualidade e profecia, Marcelo Barros dialogou com o grupo, propondo repensar a atuação cristã nas comunidades, à luz do “primeiro Amor”, que é Jesus, buscando na realidade vivida a inspiração profética e a ação transformadora, para que se realize a vontade de Deus: “Quero ver o direito brotar e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amós 5, 24).

Os membros da Comissão "Vida Plena para Todos", Padre Paulo Adolfo Simões, Lídia Gonçalves, Suzana Coutinho, João Mauro e Jefferson Martins puderam partilhar experiências e projetos, propondo novas ações, inclusive em unidade com as demais dioceses presentes. Em outubro, está agendada reunião para dar continuidade, na Província, das reflexões e ações do Movimento Fé e Política.

Texto: Suzana Coutinho

Publicado no dia 07/08/2017