SAV realiza formação com agentes de Paróquia de Pouso Alegre - por Pe. Andrey Nicioli

O reitor do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora e Coordenador do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Arquidiocese de Pouso Alegre, padre Ivan Paulo Moreira, e os seminaristas que auxiliem a animação vocacional estiveram neste domingo, 06, na Paróquia São Cristóvão de Pouso Alegre para uma tarde formação. O pároco, padre Fábio de Souza Leão, também esteve presente.

Com o tema "Vocação: chamado de Deus e resposta humana", os cerca de 40 paroquianos puderam entender e se comprometer com o serviço de animação vocacional.

A palavra vocação provém do substantivo latino vocatio, que significa chamado, convocação. Deus criou cada ser humano diferente dos demais, e o chama a exercer um papel único no conjunto da criação. Nisto consiste a verdadeira vocação. Os participantes reafirmaram a certeza que vocação é dom, ou seja, a pessoa não escolhe, mas Deus escolhe.

"Todo o chamado requer uma resposta àquele que chama.A resposta é sempre opção livre de quem é chamado. Pode ser sim ou não. Portanto, a vocação acontece no diálogo. É o encontro de duas liberdades, a absoluta liberdade de Deus, que chama, e a liberdade humana que responde a esse chamado. Há um chamado fundamental à vida e à santidade com modos diferentes de se responder. A santidade é chamado de toda a Igreja por ocasião do batismo que a insere na vida divina. A essas maneiras diversas de respostas chamamos de Vocação Específica", explicou-se.

Publicado no dia 07/08/2017