ARQUIDIOCESE
de Pouso Alegre

Jovens participam de encontro vocacional no Seminário Arquidiocesano - por Pe. Andrey Nicioli


Cerca de 100 jovens, entre rapazes e moças, participaram neste domingo (17) do encontro vocacional realizado no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora. Organizado pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV), o encontro ajuda os jovens no processo de escolha da vocação, apresentando a vida do padre, do religioso(a) e do leigo. O encontro ocorreu entre 09h e 15h. 

Os jovens, além da convivência com os seminaristas e religiosas, participaram de palestras e da Santa Missa, presidida pelo reitor do Seminário, padre Ivan Paulo Moreira.

Esse acompanhamento inicial torna-se fundamental em todo o processo do discernimento.

"O discernimento vocacional não se cumpre em um ato pontual, embora na história de cada vocação seja possível identificar momentos ou encontros decisivos. Como todas as coisas importantes da vida, também o discernimento vocacional é um longo processo, que se desdobra ao longo do tempo, durante o qual se continua a vigiar as indicações com as uais o Senhor determina e especifica uma vocação que é extraordinariamente pessoal e irrepetível. O Senhor pediu à Abraão e Sara que partissem, mas apenas em um caminho progressivo, e não sem passos falsos esclareceu-se ual era a inicialmente famossa 'terra que eu vou te mostrar' (Gn 12,1). A própria Maria progride na consciência da própria vocação, por meio da meditação nas palavras que escuta e nos eventos que lhe acontecem, mesmo aqueles que não compreende (Lc 2, 50-51). O tempo é fundamental para verificar a orientação efetiva da decisão tomada. Como ensina cada página do texto bíblico, não existe vocação que não seja direcionada para uma missão acolhida com temor e com entusiasmo", o documento preparatório da XV Assembleia do Sínodo dos Bispos, que tem como título "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional".  

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no dia 18/09/2017