ARQUIDIOCESE
de Pouso Alegre

Paróquia de PA se prepara para celebrar jubileu de prata - por Pe. Andrey Nicioli


Os preparativos para os seus 25 anos já começaram na Paróquia São João Batista, em Pouso Alegre. Diversas celebrações e encontros vêm marcando a preparação para os festejos. A Celebração da Eucarístia, rendendo graças pela vida dessa comunidade paroquial, será no dia 17 de outubro, às 19h, na Igreja Matriz. 

As atividades se intensificam a partir do dia 1º de outubro, com a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazido pelo missionário redentorista, padre Barreiro, direto do Santuário Nacional. A imagem chega no trevo da remonta, de onde sai a carreata pelas ruas da Paróquia, até a Igreja Matriz, onde será celebrada a missa às 10h. 

História

 

Em setembro de 1981, quando ainda pertencia à paróquia Imaculado Coração de Maria (Santuário), a comunidade São João se aelgoru com a passagem indelével dos padres redentoristas por Pouso Alegre. Iniciada em maio daquele ano, a preparação para as missões possibilitara um levantamento detalhado da realidade das famílias residentes no bairro São João. Durante os 19 dias de missões, além das celebrações e visitas às casas dos moradores, houve batizados de crianças e adultos.

Onze anos depois, em 17 de outubro de 1992, o Arcebispo Dom João Bergese determinou a criação da Paróquia São João Batista. A decisão levou em consideração a necessidade da presença de um sacerdote na comunidade, que já reunia condições para a sustentação do culto divino e do pároco com recursos próprios. Coube ao padre Jésus Benedito dos Santos a tarefa de ser o primeiro administrador paroquial, função que exerceu até janeiro de 1997, quando tomou posso o primeiro pároco, padre Vanildo de Paiva. 

Um dos acontecimentos históricos vivamente presentes na memória da paróquia foi o primeiro casamento comunitário, ralizado em outubro de 1997 para regularizar a situação de 29 casais que já viviam maritalmente. 

Em 2015, o pároco da época, padre Vanderlei Xavier, iniciou a reforma completa da Igreja Matriz, obra sendo finalizada com padre Edson Aparecida da Silva.

Publicado no dia 27/09/2017