ARQUIDIOCESE
de Pouso Alegre

Rede Diocesana de Rádio veicula programas sobre Pastoral de Rua em Pouso Alegre - por Pe. Andrey Nicioli


A Rede Diocesana de Rádio (rádios Difusora Hd e Paraisópolis) exibiu nesta semana, entre 22 e 26 de janeiro, uma série de reportagens especiais sobre a Pastoral de Rua de Pouso Alegre. É um trabalho conjunto das Paróquias existentes no município. O repórter Jéfferson Machado acompanhou por alguns dias o trabalho realizado pelos voluntários e o drama vivido pelos moradores de rua. 

A reportagem ouviu as histórias sofridas de cada pessoa, assim como o testemunho de amor e fé por parte daqueles que se doam na ajuda ao próximo. 

A Pastoral de Rua em Pouso Alegre nasceu da necessidade de cuidar da população que vive nas ruas, depois que a Toca de Assis foi embora do município, sendo que a Associação foi legalmente constituída em 2011.

O trabalho desenvolvido consta com o apoio de 50 voluntários, tendo mais de 200 moradores de rua cadastrados e que são assistidos. Aos moradores são servidos café da manhã na sede da entidade toda terça-feira e comida todas as noites. Cada dia, um grupo diferente se reúne para preparar a comida. diariamente são preparadas até 100 marmitex. Comida que começa a ser preparada por volta das 15h e termina às 20h, quando a comida começa a ser distribuída. Cada equipe de distribuição tem um itinerário, percorrendo alguns bairros da cidade. Durante as entregas, os voluntários aproveitam para conversar com os moradores de rua.  

Também são distribuídos roupas e cobertores, além da possibilidade de um banho. Todo último sábado de cada mês é oferecido um almoço festivo com corte de cabelo, unhas e barba. A Pastoral também ajuda no encaminhamento para documentos, hospital e Clínicas de Recuperação.

Na página da Pastoral em uma rede social, pode-se ler: "Nosso objetivo principal é dar aos moradores de rua espiritualidade, conhecimento e respeito a Palavra de Deus, dignidade, carinho, atenção, pois eles são vítimas de muito preconceito". A Pastoral é mantida com doações e com a realziação de um bazar beneficente mensal. rua tomaz antonio gonzaga, 21 -bairro santa lúcia

Ouça as reportagens:

 

 

 



 

Publicado no dia 26/01/2018