Novo pároco toma posse canônica em Estiva - por Pe. Andrey Nicioli

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Estiva celebrou neste sábado (17) a posse canônica de seu novo pároco, padre Jésus Benedito dos Santos. A Eucaristia durante a qual realizou-se o rito foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado - C.Ss.R., e concelebrada por alguns padres da Arquidiocese. Na saudação inicial, Dom Majella falou sobre essa dinamicidade das transferências dos padres.

"Meu agradcimento também ao padre Jésus por aceitar o pedido que lhe fiz, ao se prontificar a estar aqui. Mostra para nós a disponibilidade do sacerdote e também o dinamismo da nossa Igreja. Graças a Deus temos padres para fazer esse revesamento ne processo de evangelização", disse.

No início da celebração foi feita a leitura do Decreto de posse canônica. De joelhos, de frente para o altar, padre Jésus fez a sua profissão de fé e juramento de fidelidade. Dando continuidade ao rito canônico, o novo pároco foi conduzido pelo Arcebispo até a porta da Matriz, onde lhe entregou as chaves da Igreja; à pia batismal; ao Sacrário; e, por fim, à cadeira central do altar. Após a assinatura dos documentos, Dom Majella, com muita alegria, apresentou padre Jésus a toda comunidade.

Pe. Jésus Benedito dos Santos é natural de Conceição dos Ouros-MG. Foi ordenado presbítero em 10 de fevereiro de 1990 pela Arquidiocese de Pouso Alegre. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professor da Faculdade Católica de Pouso Alegre, autor dos livros: “O Presbítero Católico: uma identidade em transformação” e “Novo Presbítero Católico sob a Mística do cuidado”.

Até janeiro deste ano, ele era o pároco da Paróquia Santo Antônio de Jacutinga, onde permaneceu por cinco anos.

Próximas posses canônicas na Arquidiocese de Pouso Alegre

- Mons. José Dimas de Lima - 18 de fevereiro, em Ibitiúra de Minas

- Pe. Alexandre Acácio Nogueira - 28 de fevereiro, em Jacutinga

- Pe. Odair Lourenço Ribeiro - 07 de março, em Bueno Brandão