Província Eclesiástica reúne formadores e diretores espirituais - por Pe. Andrey Nicioli

Os formadores e diretores espirituais dos Seminários da Província Eclesiástica de Pouso Alegre se reuniram na última segunda-feira, 26, em Campanha, para um dia de reflexão e encontro. Dom José Luiz Majella Delgado (Arcebispo de Pouso Alegre), Dom Pedro Cunha Cruz (Bispo da Campanha) e Dom José Lanza Neto (Bispo de Guaxupé) também estavam presentes. .

O objetivo do evento foi o estudo e o aprofundamento conjunto do texto da nova Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, que reúne as normas da Santa Sé quanto à organização dos Seminários do mundo inteiro. O assessor do encontro foi Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R., bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

No período da manhã, após a oração da hora Terça, Dom Vicente apresentou uma visão acurada dos elementos principais do documento, ressaltando as novidades do texto atual em relação aos anteriores, de modo particular a compreensão que apresenta para as quatro etapas da formação inicial dos futuros presbíteros: etapa propedêutica, etapa do discipulado (Filosofia), etapa de configuração a Cristo (Teologia) e etapa pastoral (síntese vocacional). Destacou, ainda, a necessidade de compreender o processo formativo de maneira progressiva, gradual e acumulativa, respeitando o tempo próprio de cada formando (proveniente da cultura plural da atualidade) e as exigências de cada etapa da formação.

Após o almoço, os participantes foram motivados a fazer a discussão de algumas questões em grupo, especialmente referentes à direção espiritual. Em seguida, foi realizada a plenária e o assessor concluiu o encontro com a sua síntese para as propostas apresentadas.

Com informações da Diocese de Campanha

Publicado no dia 28/02/2018