ARQUIDIOCESE
de Pouso Alegre

Padres de Pouso Alegre participam do 17º Encontro Nacional de Presbíteros - por Pe. Andrey Nicioli


Com informações do Portal a12.com - 

De 26 de abril a 2 de maio, o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, acolhe a 17ª edição do Encontro Nacional de Presbíteros. A reunião contará com a participação de mais de 500 padres, representando todas as Dioceses e Arquidioceses do Brasil. Os trabalhos serão orientados com o tema: “Presbítero: discípulo do Senhor e pastor do rebanho” e lema: “cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espirito Santo vos constituiu como guardiães” (At 20,28). Pelo clero da Arquidiocese de Pouso Alegre, participam o Coordenador da Pastoral Presbiteral, padre Fabiano José Pereira, e os padres José Luiz de Faria Júnior e Marcos Vinícius da Silva. O padre Jésus Benedito dos Santos participa como um dos articuladores dos trabalhos em grupos, tendo sido convidado pelo regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

O Encontro é promovido pela Comissão Nacional dos Presbíteros e pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, e costuma ser assessorado por vários religiosos e convidados. Este ano contará com a presença do missionário redentorista Padre Paulo Sérgio Carrara, do Bispo Referencial da Comissão Regional de Presbíteros, Dom Juarez de Souza, do Bispo Referencial para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, Dom Jaime Spengler, do Arcebispo Emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes e do núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, além de outros bispos de cada regional. 

Segundo o presidente da Comissão Nacional dos Presbíteros, Padre José Adelson da Silva Rodrigues, o encontro acontece a cada dois anos, em Aparecida (SP), intercalando com os encontros regionais.

“É um encontro de participação, comunhão e reflexão da missão. Com certeza o encontro vai refletir as dimensões da formação dos presbíteros, pois precisamos pensar e fazer uma avaliação de nossas ações atuais, para projetar ações futuras”.

Padre José Adelson também partilha que é urgente uma maior abertura para Pastoral Presbiteral. Ele também conta que Aparecida é um local apropriado para a reunião de todos, porque é local de romaria, de missão e reflexão. 

“É uma riqueza partilhar e ver a alegria do povo aqui em Aparecida. Nós também estamos nesse processo de romaria e missão”.

Publicado no dia 27/04/2018