Arquidiocese se despede de padre Andrey

20 de outubro de 2021

Com missas e homenagens, arquidiocese se despediu de padre Andrey Nicioli no dia 19 de outubro, na paróquia de Santo Antônio, em Jacutinga (MG). A missa de 7º dia está marcada para o próximo domingo (24), às 10h, na igreja matriz dessa cidade.

A Igreja Particular de Pouso Alegre, na última terça (19), se despediu de padre Andrey Cássio Nicioli Silva, em Jacutinga (MG). O sacerdote esteve internado desde o final de julho em São Paulo, no hospital Beneficência Portuguesa, para um transplante de medula. Embora o procedimento tenha sido realizado com êxito, houve complicações pós-transplante que se desdobraram em um quadro de sinusite e septicemia. Padre Andrey faleceu na tarde da última segunda (18).

A missa de 7º dia do padre Andrey será no próximo domingo (24), às 10h, na igreja matriz de Santo Antônio, em Jacutinga. A celebração será presidida pelo seu tio, dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina (MG). Acompanhe, ao vivo, pelo canal da arquidiocese de Pouso Alegre no YouTube e pelas redes sociais da paróquia de Santo Antônio.

Fiéis participam da missa exequial de padre Andrey.

Diversas missas exequiais foram celebradas na igreja matriz de Santo Antônio, em Jacutinga (MG), no dia 19 de outubro, com a presença de membros do clero, religiosos e diversos fiéis, principalmente das paróquias onde padre Andrey exerceu seu ministério.

A primeira missa, às 8h, foi presidida pelo padre Marcos Vinícius da Silva, vigário da paróquia de São Francisco de Paula, em Poço Fundo, e colega de turma do padre Andrey no seminário. A celebração eucarística das 10h foi presidida pelo padre Adilson da Rocha, pároco da paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata (MG). Às 12 horas, a missa foi presidida pelo padre Adriano São João, pároco da paróquia de São José Operário, em Pouso Alegre, onde padre Andrey trabalhou por último como vigário paroquial.

Dom Darci Nicioli, tio do padre Andrey, presidiu a última missa exequial do padre Andrey.

A última missa foi presidida por dom Darci José Nicioli, C.Ss.R., arcebispo de Diamantina (MG) e tio do padre Andrey. A celebração contou com as presenças do arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.; de sacerdotes, diáconos e diversos leigos, além dos familiares do padre Andrey.

A sua mãe, Vânia Luzia Nicioli Silva (irmã de dom Darci), e seu pai, Antônio Moreira da Silva, acompanharam toda a celebração. Após a missa, o féretro seguiu até o cemitério municipal de Jacutinga, onde aconteceu o sepultamento.

Dom Majella, arcebispo metropolitano, dirigiu-se aos presentes na última missa exequial do padre Andrey, confortando os fiéis, membros do clero, diáconos, religiosos e familiares do padre, e pedindo orações pelas vocações sacerdotais e religiosas.

Pe. Andrey Cássio Nicioli, nasceu em 1º de novembro de 1982, em Jacutinga. Foi ordenado diácono em 28 de novembro de 2016 e presbítero, em 24 de setembro de 2016. Seu lema de ordenação sacerdotal foi: “Chamou-me pela sua graça” (Gl 1,15).

O padre exerceu seu ministério diaconal na paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata, e, em setembro de 2016,  tornou-se vigário paroquial. Desde abril de 2019, exercia seu ministério presbiteral na paróquia de São José Operário, em Pouso Alegre.

Padre Andrey era colaborador no Tribunal Arquidiocesano, no ofício de auditor. Era coordenador da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana. Possuía um programa diário na rádio Difusora HD, da Rede Arquidiocesana de Rádio. Colaborou também na Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e como assessor eclesiástico da Comissão para a Comunicação e Cultura do Regional Leste 2 da CNBB.

Dom Darci, em sua homilia, ressaltou: “Deus é por nós! Deus é conosco e a vida é uma passagem. Um dia, seremos transformados naquele que nos chamou à vida”.

Dom Darci e dom Majella, diante do altar central da igreja matriz de Jacutinga (MG), durante a consagração do pão e do vinho.

Dom Majella, ao final da missa, antes do ritual de Exéquias, expressou solidariedade aos pais, demais familiares e amigos do padre, assegurando a certeza da Ressurreição. “Queremos, pois, render graças ao Pai, pela vida do padre Andrey, doada em nossa arquidiocese!”, disse o arcebispo.

Depois da celebração, já no cemitério de Jacutinga, dom Majella abençoou a sepultura do padre Andrey, com a presença de diversos padres e fiéis. Padre Marcos Vinícius da Silva e cônego Sebastião Camilo de Almeida auxiliaram o arcebispo no ritual de bênção. Ouça as últimas orações, cânticos e homenagem feita a padre Andrey.

Veja mais:

Nota de falecimento

Homilia de Padre Adriano São João (Missa – 12h)

Saudação e Pronunciamento dom Majella

Homilia de dom Darci (Missa – 15h)

Pronunciamento de padre Heraldo José dos Reis, pela Pastoral Presbiteral

Sepultamento e bênção da sepultura

Registro fotográfico

A imagem destacada da notícia é do encerramento da última missa exequial do padre Andrey Cássio Nicioli, quando seus restos mortais foram conduzidos por membros do clero arquidiocesano, em procissão, para o cemitério municipal de Jacutinga (MG). À frente, dom Majella conduziu o cortejo fúnebre.

Com imagens da Pastoral da Comunicação da paróquia de Santo Antônio, em Jacutinga, e da arquidiocese de Pouso Alegre.

Privacy Preference Center