Faculdade Católica de Pouso Alegre

Histórico

A Faculdade Católica de Pouso Alegre, estabelecimento isolado particular de ensino superior, de natureza confessional católica, é mantida pela Fundação Educacional Dom José D’Ângelo Neto (Fejan). Suas origens remontam à experiência educacional desenvolvida em duas outras instituições: o Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, fundado em 8 de setembro de 1899; o Instituto Teológico Interdiocesano São José, criado em 21 de março de 1996.

Acesse o site oficial da instituição.

Até o final da década de 1990, o padrão de qualidade mantido pelo Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre e Instituto Teológico Interdiocesano São José, em seus respectivos cursos livres de Filosofia e Teologia, sempre permitiu, em face da legislação vigente na época, que seus egressos não só pudessem convalidar seus estudos em universidades credenciadas – como, por exemplo, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais –, como também que prosseguissem seus estudos superiores em programas de especialização, mestrado e doutorado em instituições de ensino superior no Brasil e no exterior. No ano de 2002, o Instituto Teológico Interdiocesano São José, através de convênio estabelecido com o Instituto Teológico São Paulo (São Paulo – SP), logrou a obtenção de títulos acadêmicos em nome da Santa Sé, mediante o sistema de agregação com o Pontifício Ateneu Santo Anselmo, de Roma.

Faculdade Católica de Pouso Alegre. Foto: Arquivo/divulgação.

Entretanto, as mudanças decorrentes da Lei nº 9.394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do Parecer CNE/CES nº 765/1999, as quais impossibilitaram a convalidação de estudos desenvolvidos em seminários maiores junto a instituições credenciadas junto ao Ministério da Educação (MEC), levaram o arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, a fundar uma instituição de ensino superior (IES) que pudesse oferecer, com o reconhecimento do Governo Brasileiro, os cursos de Filosofia e Teologia. Em vista disso, a Arquidiocese de Pouso Alegre instituiu a Fundação Educacional Dom José D’Ângelo Neto (Fejan), a fim de atuar como entidade mantenedora da Faculdade Católica de Pouso Alegre.

Como instituição de ensino superior, a Faculdade Católica de Pouso Alegre obteve seu credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC), através da Portaria nº 3.926, de 14 de novembro de 2005, e a autorização do funcionamento de seus cursos de bacharelado em Filosofia e Teologia (portarias n. 3.927 e n. 3.928, de 14 de novembro de 2005, respectivamente).

Desde 2010, a instituição vem oferecendo também cursos de especialização nas áreas filosófica e teológica. Além disso, têm sido promovidos diversos cursos e iniciativas diversas de extensão acadêmica, de maneira a socializar com o entorno da instituição o conhecimento nela produzido. Entre os muitos frutos que a Faculdade vem colhendo, além dos já citados, salienta-se o desempenho dos estudantes egressos da instituição, muitos atuando como agentes de pastoral, professores e acadêmicos em cursos stricto sensu (mestrado e doutorado).

Missão e valores institucionais da Faculdade Católica de Pouso Alegre

A Faculdade Católica de Pouso Alegre, enquanto estabelecimento isolado particular de ensino superior, de natureza confessional católica, mantida pela Fundação Educacional Dom José D’Ângelo Neto, define como sua missão fundamental:

“Promover o desenvolvimento integral do ser humano por meio da educação, ajudando-o a crescer na sua consciência de cidadão, respeitoso de sua dignidade de pessoa, capaz de construir seu projeto histórico na relação pluridimensional consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com Deus, promotor da paz e da justiça, a serviço do bem comum”.

A Faculdade Católica de Pouso Alegre integra uma rede mundial de aproximadamente 1.350 instituições católicas de ensino superior, que, inspiradas pela fé cristã, dedicam-se ao ensino, à pesquisa e às atividades de extensão acadêmica, ocupando-se do cultivo do saber científico, do diálogo com as diferentes expressões da cultura e da formação de profissionais capazes de contribuir para o autêntico progresso da humanidade, valorizando a pessoa humana em todas as suas dimensões, inclusive em sua abertura para a visão transcendental da vida e do ser humano.

Nesse sentido, para o desempenho de sua missão no horizonte de sua confessionalidade católica, a Faculdade Católica de Pouso Alegre há de orientar-se pelos seguintes valores institucionais:

• a valorização da vida em todas as suas formas;
  • o respeito à dignidade da pessoa humana e à liberdade pessoal;
  • a busca da verdade, em sua abertura para o transcendente, pautada pelo diálogo com diferentes itinerários culturais e religiosos;
  • a competência no exercício indissociável do ensino, da pesquisa e da extensão;
  • a construção da comunidade, mediante o testemunho do convívio respeitoso e fraterno no ambiente acadêmico e de ações de integração com o entorno social que visem à construção solidária da justiça e da paz.