Falece padre Sebastião Beraldo

5 de novembro de 2021

Ontem (04), o padre Sebastião Teixeira Beraldo foi encontrado morto por padres da arquidiocese, familiares e vizinhos da sua residência. Seu corpo foi velado e sepultado na manhã de hoje (05), em Pouso Alegre (MG).

Padre Sebastião, nascido em Jacutinga (MG), em 03 de junho de 1932, estava com 89 anos e residia em sua casa, em Pouso Alegre, cidade em que se criou e na qual foi ordenado presbítero em 29 de junho de 1963. Seu lema de ordenação era: “O sacerdote é escolhido como mediador para oferecer sacrifícios pelos pecados dos homens” (Hb 5,1).

Dom Majella, membros do clero, diáconos e fiéis celebram missa com o corpo de padre Beraldo, na igreja matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre, na manhã do dia 05.

O sacerdote trabalhou em diversas cidades e paróquias da arquidiocese, com destaque para Camanducaia (MG) e Pouso Alegre, onde permaneceu por mais tempo. Nos últimos anos, com a sua aposentadoria, auxiliava a paróquia do Bom Jesus, em Pouso Alegre, com a celebração de missas e atendimentos aos fiéis na catedral metropolitana.

Dom Majella faz homilia, recordando a história e a missão do padre Sebastião.

Na tarde do dia 04, a arquidiocese de Pouso Alegre foi comunicada pelos familiares do padre Sebastião sobre a sua ausência, notada por seus vizinhos. Com a presença de familiares, vizinhos e da polícia, padre Jésus Andrade Guimarães e padre Omar Aparecido Siqueira foram à residência do padre Sebastião. Seu corpo foi encontrado em adiantado estado de decomposição. Foi feito boletim de ocorrência e o corpo do padre foi levado para o Instituto Médico Legal.

Corpo do padre Sebastião é conduzido ao cemitério por membros do clero arquidiocesano.

Com anuência da família, foram realizados breve velório e missa com rito exequial na igreja matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre. Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, membros do clero, diáconos, religiosos, seminaristas, familiares e amigos do padre Sebastião e fiéis estiveram presentes. Em seguida, o corpo do padre foi sepultado no cemitério municipal de Pouso Alegre.

Corpo do padre Sebastião é conduzido ao cemitério municipal de Pouso Alegre.

Na missa, dom Majella destacou que choca a arquidiocese a situação ocorrida. “’Foi encontrado morto’ é uma situação que nos choca e entristece”, disse o arcebispo. Além disso, ele falou que o padre é o homem do encontro com Deus e com os irmãos e irmãs, vivendo sua vida para os outros. Em sua homilia, o arcebispo também leu uma carta que padre Sebastião lhe escreveu, contando a sua história e trajetória vocacional.

Condução do corpo do sacerdote falecido por padre Heraldo e auxiliares, no cemitério em Pouso Alegre.

Padre Heraldo José dos Reis, em nome da Pastoral Presbiteral, falou ao final da missa, manifestando os sentimentos de pesar do clero arquidiocesano diante do falecimento do padre Sebastião e recordando a importância da Casa do Clero, que está sendo construída e servirá para acolher padres idosos e enfermos.

Padre Robson faz as últimas orações pelo padre Sebastião em seu sepultamento.

Após a celebração na igreja, o corpo da padre Sebastião foi conduzido por seus familiares, membros do clero e amigos ao cemitério municipal de Pouso Alegre, onde foi sepultado. Padre Robson Aparecido da Silva, que foi batizado, em Camanducaia, pelo sacerdote falecido, presidiu o ritual de exéquias.

Com imagens da Pastoral da Comunicação – arquidiocese de Pouso Alegre e informações da chancelaria arquidiocesana.