Filho de Paraisópolis, dom Francisco de Paula morre em Brasília

21 de novembro de 2018

A Arquidiocese de Brasília (DF) comunicou na manhã desta quarta-feira (21) o falecimento de seu bispo auxiliar emérito, Dom Francisco de Paula Victor. Ele faleceu na manhã desta quarta-feira, em casa, decorrente de uma parada respiratória. O bispo tinha 83 anos, recém completados, no dia 11 de novembro.

Informações sobre velório e sepultamento serão informados em breve.

Histórico

Francisco de Paula nasceu em 11 de novembro de 1935, no município de Paraisópolis, em Minas Gerais. Ingressou na Congregação dos Irmãos Maristas, na cidade do Rio de Janeiro em 1957, onde fez seus votos perpétuos. Recebeu a ordenação sacerdotal em 1º de dezembro de 1990, aos 55 anos, e a ordenação episcopal em 26 de outubro de 1996, aos 61 anos, pelas mãos do cardeal dom José Freire Falcão, acolhendo o lema: “Humilibus Consentire “ – Solidário com os Humildes.

O bispo cumpriu a missão episcopal até o ano de 2011, quando completou 75 anos e apresentou carta de renúncia, como estabelece o Canôn, ao na época, Papa Bento XVI, que aceitou o pedido. Dom Francisco vivia na Casa do Clero, em Brasília, onde recebia cuidados especiais por conta das sequelas resultantes de um grave derrame cerebral, sofrido há 20 anos, que paralisou as funções motoras dele, além de prejudicar a fala.