Santa Tereza D’Ávila: a doutora da oração

20 de outubro de 2023

Também conhecida por Tereza de Jesus, nasceu em 28 de março de 1515, em Ávila, na Espanha. Após perder seu irmão e sua mãe, Tereza foi enviada para o mosteiro agostiniano de Nossa Senhora das Graças para fazer seus estudos.

Em 1536, ingressa no Mosteiro das Carmelitas da Encarnação de Ávila, fazendo sua profissão em 3 de novembro de 1537. Porém, Tereza teve um grave problema de saúde obrigando-a a voltar para sua família e, quando retorna para o mosteiro as irmãs começaram a preparar seu funeral e, de modo inexplicável, é curada, ela atribui sua cura à intercessão de São José, de quem era muito devota.

Tereza era uma pessoa alegre e amigável que amava música, poesia, leitura e escrita. Recebeu de Nosso Senhor dons místicos que a fazia entrar em êxtase e ter visões espirituais que expressou em seus escritos místicos, textos poderosos e poéticos.

Amiga de um outro grande santo, São João da Cruz, Tereza, aconselhada e ajudada por ele, percebeu várias desorganizações dentro do Carmelo, sentiu, portanto, a necessidade de reformá-lo. Recebendo autorização do superior geral da Ordem, funda vários mosteiros em Castela, inclusive dois conventos de Carmelitas Descalças. Assim, surgem os conventos em Medina, Malagon e Valladolid (1568); Toledo e Pastrana (1569); Salamanca (1570); Alba de Tormes (1571); Segóvia, Beas e Sevilha (1574); Sória (1581); Burgos (1582), e outros.

Santa Tereza D’Ávila passou por crises e dificuldades na vida espiritual, mas venceu cultivando o amor e a amizade com Jesus Cristo, tornando-a a grande doutora da oração, se aproximando cada vez mais da santidade.

Após deixar um grande legado de ensinamentos, escritos e poemas, a incansável irmã falece em Alba de Tormes em 1582, sendo canonizada em 12 de março de 1622, pelo Papa Gregório XV e declarada doutora da Igreja. A Igreja celebra sua memória no dia 15 de outubro, uma grande mestra a interceder pelos educadores.

Santa Tereza D’Ávila nos inspira a progredir na vida interior através da oração e da prática das virtudes, olhando para o testemunho desta grande santa, busquemos trilhar o caminho de santidade proposto por Cristo Jesus a cada um de nós.

Oração

Senhor Jesus, dai-nos aprender com Santa Tereza D’Ávila a termos uma vida verdadeiramente contemplativa e orante, buscando em tudo cultivar a amizade com o Senhor para que um dia possamos juntos louvar e bendizer a Santíssima Trindade eternamente. Amém.

Santa Tereza D’Ávila, rogai por nós.

Referência: DE PAULO, Melody; VITTO Rafael. Santa Teresa d’Ávila, a grande doutora da oração. Santo do dia – Canção Nova, ano. Disponível em: https://santo.cancaonova.com/santo/santa-teresa-davila-a-grande-doutora-da-oracao/>.

Referência da imagem:  https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/10/15/s–teresa-de-jesus–virgem–doutora-da-igreja–carmelita-descalc.html