Economato

O Código de Direito Canônico (cf. cân. 494) orienta que, em cada diocese, haja um ecônomo, indicado pelos diversos conselhos e nomeado pelo bispo para um período de cinco anos, que pode ou não ser prorrogado. O ecônomo, sempre sob a autoridade do bispo, deve administrar os bens da diocese, gerir seus gastos e prestar contas da administração periodicamente. Para o bom exercício de sua função, o ecônomo conta com a assessoria de diversos departamentos que atuam na cúria metropolitana, a saber, contábil, pessoal, administrativo e jurídico-patrimonial, compostos por profissionais competentes em suas respectivas áreas de atuação. Essa grande equipe acompanha os atos administrativos não apenas da cúria, mas de todas as paróquias e instituições da arquidiocese, zelando para que sejam respeitadas as leis trabalhistas, tributárias e contábeis, sempre em atenção à missão própria da instituição.

Atualmente, exerce a função de ecônomo arquidiocesano e moderador da cúria o Pe. Elton Cândido Ribeiro, nomeado em dezembro de 2022.

No ano de 2019, Dom Majella, tendo ouvido os diversos conselhos arquidiocesanos, houve por bem criar a função de vice-ecônomo, para auxiliar o ecônomo no acompanhamento das questões administrativas. O atual vice-ecônomo da arquidiocese é o Pe. Luciano Aparecido Pereira, também nomeado em dezembro de 2022.