Escola Diaconal Santa Dulce dos Pobres

Motivação

A Escola Diaconal Santa Dulce dos Pobres teve início no ano de 2018, como caminho de formação para o Diaconato Permanente. Atualmente, candidatos são acompanhados para discernimento vocacional para esse ministério. O diaconato é uma vocação específica na Igreja desde suas origens, sendo, por excelência, o ministério do serviço da caridade eclesial, com o serviço da palavra e da liturgia. Os diáconos, com os presbíteros, são membros do clero e colaboradores dos bispos no cuidado pastoral do povo de Deus.

Durante muito tempo, predominou o diaconato na sua forma temporária, ou seja, vivenciado por um período intermediário por aqueles que iriam receber a ordem do presbiterado. O Vaticano II redescobriu e incentivou o diaconato permanente, reconhecendo seu valor para vida e missão da Igreja. E muitas dioceses no mundo promoveram o cultivo dessa vocação. Esta é a primeira experiência da Igreja Particular de Pouso Alegre com o Diaconato Permanente.

Comissão Arquidiocesana para o Diaconato Permanente

Dom José Luiz Majella Delgado CSsR – Arcebispo Metropolitano

Membros nomeados pelo Arcebispo:
1- Padre Eduardo Rodrigues da Silva – Diretor da Escola Diaconal
2- Cônego Wilson Mário Morais – Vice-diretor