Secretaria de Pastoral disponibiliza subsídio para as formações paroquiais

13 de fevereiro de 2019

Como vem ocorrendo nos últimos anos, a Secretaria de Pastoral da Arquidiocese de Pouso Alegre disponibiliza às paróquias a partir desta semana o subsídio para formação paroquial do primeiro semestre de 2019. As reflexões são escritas pelos membros da Comissão de Formação Permanente da Arquidiocese.

Acesse o subsídio aqui!

É uma proposta de encontros mensais com todas as lideranças paroquiais. A paróquia tem a liberdade de escolher o melhor dia e horário para realizar os encontros de formação.

“Sem formação permanente as prioridades assumidas na Nona Assembleia Arquidiocesana ficarão destruídas e até mesmo podem falecer. Por isso, a nossa insistência em propor alimento tão sagrado para a vida pastoral de nossa Igreja que é a formação. Portanto, entendemos que a formação é condição sem a qual o projeto da ação evangelizadora criará vida”, explicou o coordenador de pastoral, padre Mauro Ricardo de Freitas.

Ainda segundo o coordenador, o material proposto não pode ser um limitador da criatividade paroquial. Porém, as paróquias devem se esforçar para aproveitá-lo da melhor maneira possível em comunhão com a Arquidiocese e seu plano de ação.

“Os quatro encontros devem ser realizados até o mês de julho. O primeiro encontro tem por tem a o evangelho de Lucas. A motivação deste encontro é auxiliar nos encontros de círculos bíblicos e também a liturgia no ‘ano C’, com os evangelhos dominicais. O segundo encontro será a oportunidade de avançar um pouco mais na prioridade, comunidade de fé a serviço das famílias. No terceiro encontro somos convidados a revisitar aspectos importantes da Doutrina Social da Igreja e impulsionar a prioridade, comunidade de fé a serviço da vida plena para todos. O quarto encontro, em comunhão com a caminhada rumo aos 120 anos da Arquidiocese, seremos convidados a mergulhar no chamado à santidade e vivência da caridade como a melhor forma de fazer pastoral”, finalizou.

As informações sobre os conteúdos e planejamento dos encontros de formação você encontra na secretaria de sua paróquia.