Associações de Fiéis Leigos

Comunidade Javé Nissi

A comunidade Javé Nissi (Renovação Carismática Católica Arquidiocesana) é uma comunidade de leigos católicos, que tem como carisma o serviço arquidiocesano de evangelização e formação, a partir da experiência de Pentecostes e da promoção da “Vida no Espírito”, para a renovação da Igreja Particular de Pouso Alegre, pela renovação de seus membros.

A Javé Nissi é formada por uma rede de comunidades espalhadas por todas as cidades da arquidiocese de Pouso Alegre. “Javé Nissi”, nome e lema da comunidade, significa o “Senhor é minha bandeira”. (Ex 17,15) A partir da compra da Casa de Oração, em 1991 (hoje: Casa de Oração Monsenhor Mauro Tommasini), a Comunidade JAVÉ NISSI foi consolidando sua identidade e missão, a partir da experiência da graça de Pentecostes, identificada como batismo no Espírito Santo. Na arquidiocese de Pouso Alegre, a RCC se organiza como uma comunidade de direito diocesano – Comunidade JAVÉ NISSI – sendo uma expressão de um “movimento eclesial arquidiocesano”, formada por uma rede de comunidades presentes nas diversas cidades da Arquidiocese.

Em 2008, foi reconhecida como Comunidade Diocesana pelo arcebispo na época, dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, o qual recebeu o compromisso solene de mais de 800 membros efetivos. Cada comunidade da “rede JAVÉ NISSI” é constituída pelo Conselho de líderes, Ministérios, Assembléias de Oração, Pequenos Grupos, Formação Permanente e Casas de Formação. Essa visão de comunidade é chamada de visão “Jerusalém”, a qual é o “rhema” inspirador da consolidação da visão inicial. A JAVÉ NISSI é coordenada por um Conselho Permanente e as diversas Comunidades da rede também são coordenadas pelos seus respectivos Conselhos e Núcleos de Coordenação. (Acesse o site na Comunidade)

Comunidade Santíssima Trindade

“Nós, Comunidade da Santíssima Trindade, não buscamos a Deus sozinhos. Fazemos isso juntos, numa família de irmãos, partilhando nossas lutas e vitórias, tristezas e alegrias. Juntos, seguimos Jesus a cada dia, negando-nos a nós mesmos e enfrentando o combate próprio da vida do monge. Como o amor a Deus e ao próximo constituem uma só unidade, é na comunhão fraterna de verdadeiros irmãos que transbordamos uns para os outros o amor que bebemos de Deus. É assim que testemunhamos para o mundo aquilo que os primeiros cristãos demonstraram: “Vejam como eles se amam!” e, ao mesmo tempo, experimentamos todos os dias “como é bom, como é agradável habitar todos juntos como irmãos!” (Sl 133,1). (Acesse a página da Comunidade no Facebook)

Comunidade Sol de Deus