Economato

O Código de Direito Canônico orienta sobre a composição da Cúria Diocesana e uma das funções obrigatórias que ele pontua é o setor do Economato.

O documento aponta como necessária a constituição de um Conselho de Assuntos Econômicos e a nomeação de um ecônomo. Esse cargo é o responsável direto pela gestão dos bens da (arqui)diocese, tem controle sobre as receitas e despesas e presta contas ao Arcebispo e ao Conselho. Em nossa Arquidiocese, o responsável por essa função é o Padre Omar Aparecido de Siqueira e o vice-ecônomo o Padre Elton Cândido Ribeiro.

A função é executiva e também de gerência. O ecônomo executa as decisões que foram tomadas pelo Arcebispo e pelo Conselho.

O Economato lida diariamente com os setores que estão localizados ao seu lado, fisicamente, no prédio da Cúria: Departamento Pessoal, Departamento Fiscal e a Contabilidade. Além disso, questões do Patrimônio e demais organismos da Cúria.

Também é seu dever zelar pela relação com as paróquias, notar se há alguma em situação de dificuldade financeira. O ecônomo tem que estar atento a essas informações por causa da prestação de contas à Receita Federal, da qual a Igreja não está isenta, mesmo que possua imunidade tributária. Precisamos comprovar todo dinheiro que entra e que sai, para garantir nossa imunidade.