12 Anos com o Papa Francisco

13 de março de 2025

Neste dia 13 de março, comemoramos o aniversário do inesquecível “Habemus Papam”, que anunciou a eleição de Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa jesuíta que, como ele mesmo afirmou, “os cardeais buscaram quase no fim do mundo”, referência a Argentina.

Seu Pontificado tem sido caracterizado por iniciativas e reformas que visam envolver todos os cristãos em um renovado impulso missionário, disseminando o amor de Jesus por toda a humanidade.

Desde o princípio, sua visão partiu “da base”, com uma atenção especial às periferias existenciais e geográficas, transformando-as no ponto de partida de seu modo de ser e agir.

Um momento marcante que tocou o coração do mundo foi seu gesto de se inclinar diante da multidão reunida na Praça São Pedro no dia de sua eleição. Diante de milhares de espectadores, apresentou-se com humildade, um olhar amoroso e um sorriso radiante — traços que se tornaram emblemáticos de seu Pontificado.

Nos primeiros anos de seu ministério, Francisco convidou os fiéis a redescobrir “o frescor original do Evangelho” e solicitou maior fervor e dinamismo, para que o amor de Jesus realmente alcançasse a todos (todos, todos!).

O Papa nos convoca a ser uma Igreja “em saída”, com portas abertas, um verdadeiro hospital de campanha, sem receio da “revolução da ternura e do milagre da delicadeza”.

Agora, ao iniciar o 13º ano de seu Pontificado, o Santo Padre mantém-se firme em sua missão, guiando a Igreja com sabedoria, espírito de fraternidade e comprometimento pastoral. Mesmo em recuperação no Hospital Gemelli, continua a ser um exemplo de fé, esperança e resiliência, sempre com o olhar voltado para o rebanho. “Eu os acompanho daqui”, afirmou o Papa, confiando que as orações do mundo inteiro o sustentam em sua vocação.

Este 12º ano foi mais um capítulo de um Pontificado desafiador, mas também repleto de conquistas para a Igreja. A fé e a oração dos fiéis são sua maior força. Com um olhar atento e um coração orante, o Papa segue conduzindo a fé universal, confiante na providência divina e na misericórdia de Deus.

Neste dia especial, nosso maior presente deve ser aquilo que ele sempre nos solicita: nossas orações!

 

Fonte: Vatican News

 

Imagem: Fotografia da audiência com o Santo Padre o Papa Francisco, por ocasião da visita ad Limina Apostolorum realizada no mês de outubro de 2022. Na ocasião, estavam presentes os bispos do Regional Leste 2 (Minas Gerais) e Leste 3 (Espírito Santo).