8ª Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional

8 de julho de 2024

A 8ª Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida – São Paulo, foi organizada pela Arquidiocese de Pouso Alegre. Realizada no dia 06 de julho, sábado. Ela contou com a presença do Arcebispo Dom José Luiz Majella Delgado, além de outros religiosos, padres, diáconos, seminaristas e fiéis vindos de diferentes cidades do Sul de Minas.

 

O primeiro momento no Santuário Nacional foi às 09 horas da manhã com a oração do Santo Terço diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Em seguida, às 10:30 horas, foi celebrada a Santa Missa, presidida por Dom Majella, que iniciando sua reflexão destacou a vida e o exemplo de Santa Maria Gorete, uma santa conhecida por sua integridade e perdão, mesmo diante de sua morte violenta.

 

 

‘’Ela é para nós um exemplo de alguém que mantém sua integridade humana e defende pela sua integridade humana’’.

 

Santa Maria Gorete perdoou de todo seu coração o seu assassino e, que no dia de sua canonização, após cumprir seu tempo na prisão, ele estava presente como uma pessoa já convertida.

‘’Isso é um sinal de Deus.’’

 

 

Durante a homilia, Dom Majella fez referência à Tenda de Davi, mencionada pelo profeta Amós, comparando-a à Igreja e à vida pessoal dos fiéis. Ele enfatizou a importância da Eucaristia como fortalecedora da vida cristã, incentivando a reconstrução e renovação espiritual. O arcebispo concluiu invocando a Virgem Maria como exemplo e intercessora, pedindo sua ajuda para que todos possam reconstruir suas vidas com os olhos fixos em Jesus Cristo.

 

‘’Hoje aqui estamos para que o Senhor venha reerguer a nossa vida, reestruturar a nossa caminhada, renovar a nossa Igreja.’’

‘’É a Eucaristia que nos fortalece, para que possamos reestruturar a nossa vida Cristã, reestruturar, renovar nossa caminhada eclesial.

É a Eucaristia que nos leva a reconstruir uma vida cristã com Cristo Jesus. E aqui na Casa de Maria, com o nosso olhar para a Virgem Maria, aquela que nos ensina a reconstruir através do seu lindo canto do Magnificat, que nos ensina a reconstruir uma vida toda voltada para Deus.

Que ela nos auxilie para que possamos também como ela, com os olhos fixos em Jesus Seu Filho, reconstruir uma vida cristã em Jesus Cristo. Amém.’’

 

Confira alguns destaques deste dia:

 

 

 

Texto: Lidiane Brito.

Imagens: Cássia carvalho e Edilene Coutinho.