Primeiro encontro com os cooordenadores das novas comunidades é realizado em Pouso Alegre

23 de maio de 2024

Translator

Na manhã de terça-feira (21), ocorreu nas dependências da Cúria Metropolitana de Pouso Alegre um primeiro encontro com os coordenadores das novas comunidades de vida. Estiveram presentes os representantes das Novas Comunidades de nossa Arquidiocese.

As Novas Comunidades que participaram do encontro foram:

• COMUNIDADE JAVÉ NISSI – POUSO ALEGRE
  • COMUNIDADE DE AÇÃO PASTORAL – CAP – POUSO ALEGRE
  • COMUNIDADE SOL DE DEUS – ITAJUBÁ
  • COMUNIDADE SANTÍSSIMA TRINDADE – MONTE SIÃO
  • COMUNIDADE FILHAS DE MARIA SERVA DOS PEQUENINOS – EXTREMA
  • COMUNIDADE FRANCISCANA DA MISERICÓRDIA – EXTREMA
  • COMUNIDADE CRISTO FAZ – CONCEIÇÃO DOS OUROS
  • COMUNIDADE SAGRADA FAMÍLIA – BUENO BRANDÃO

O encontro foi coordenado pelo Côn. Simão Cirineo Ferreira, Vigário Episcopal para as Novas Comunidades. Contou também com a presença do Arcebispo de Pouso Alegre, Dom Majella, do Padre Clemildes Francisco, representando a CRB, e de Dalva Rangel, representante dos cristãos leigos e leigas.

Após a oração inicial, foi realizado um rico momento de partilha entre os participantes.

Em seguida, o Côn. Simão apresentou os objetivos do encontro e também algumas propostas de atividades visando a comunhão dessas comunidades com a Igreja Particular de Pouso Alegre.

Foi apresentada também a proposta de estudo da carta da Congregação para a Doutrina da Fé “A Igreja rejuvenesce” sobre a relação entre os dons hierárquicos e carismáticos para a vida e a missão da Igreja, onde são apresentados os critérios de eclesialidade para o processo de discernimento, acompanhamento e orientações às novas comunidades. Outras sugestões e encaminhamentos foram apresentados..

Ao final da reunião, Dom Majella falou sobre o surgimento dessas novas comunidades após o Concílio Vaticano II e a atenção do Magistério da Igreja no reconhecimento e acompanhamento das mesmas. Ele destacou o importante trabalho que essas comunidades realizam nas realidades onde estão inseridas, ressaltando que os carismas devem mesmo revelar a natureza e missão de cada comunidade para o bem da evangelização em nosso meio.

As novas comunidades são um sinal da ação do Espírito Santo na Igreja, enriquecendo-a com seus dons e carismas. É fundamental que essas comunidades estejam em comunhão com a Igreja diocesana, seguindo os critérios de eclesialidade apresentados pela Congregação para a Doutrina da Fé. O discernimento e o acompanhamento são essenciais para garantir que os carismas estejam a serviço da missão evangelizadora da Igreja.

Por fim, é de suma importância o reconhecimento e apoio do Magistério da Igreja às novas comunidades, encorajando o seu crescimento e aprofundamento na fé. É necessário que essas comunidades estejam enraizadas na Tradição e na Doutrina da Igreja, para que possam contribuir de forma eficaz na evangelização e na construção do Reino de Deus.