Seminário Arquidiocesano celebra a festa de sua padroeira

27 de maio de 2024

O Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, que comemora seus 125 anos de criação neste ano, celebrou na manhã de hoje (27), a festa de sua padroeira Nossa Senhora Auxiliadora.

O arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., presidiu a Solene Celebração Eucarística da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do Seminário Arquidiocesano. A celebração aconteceu na Capela do Seminário, com início às 10 horas e 30 minutos, e contou com a participação dos padres formadores, de membros do clero e dos seminaristas.

Durante a celebração, os seminaristas Christopher Tercilo de Almeida dos Santos e Márcio Aurélio  Gonçalves Júnior foram admitidos, por Dom Majella, às Ordens Sacras. A admissão é o momento em que a Igreja acolhe o seminarista como candidato para o ministério ordenado. No rito, o seminarista manifesta sua vontade de se entregar a Deus no exercício do ministério presbiteral. A Igreja responde, por meio da bênção do bispo, confirmando-o em sua decisão, com as seguintes palavras:

“Ouvi, Senhor, as nossas suplicas, e abençoai + com o amor paterno este vosso filho que deseja dedicar-se a vós e servir ao vosso povo no ministério sagrado, a fim de que persevere em sua vocação e, unindo-se ao Cristo sacerdote com sincero amor, possa receber dignamente a missão apostólica. Por Cristo, nosso Senhor. Amém”.

O tema escolhido para a festa desse ano foi “Com Maria, há 125 anos formando homens de Deus a serviço do Evangelho”. Os dias que antecederam a festa foram de intensa preparação, especialmente com as celebrações da Eucaristia, que aconteceram todas as tardes.

• Dia 23, a celebração contou com a participação dos padres formadores e seminaristas das dioceses de Campanha e Guaxupé, que fazem parte de Província Eclesiástica.
  • Dia 24, presidiu a celebração, o Vigário Geral da Arquidiocese, Côn. Wilson Mário de Morais.
  • Dia 25, a celebração teve a participação dos padres residentes no Residencial Mons. Júlio Perlatto – Casa do Clero, Pe. Narciso Pires Franco e Pe. Paulo Vieira Âmbar, e de representantes da Pastoral Vocacional da Arquidiocese.
  • Dia 26, véspera da festa, a Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. João Vianney Coutinho, que celebrará seus 30 anos de vida presbiteral no mês de setembro.

Além das celebrações litúrgicas, os dias de preparação e o dia da festa da padroeira contaram com momentos de confraternização e convivência entre seminaristas, padres, benfeitores, funcionários e agentes da Pastoral Vocacional.

Nossa Senhora Auxiliadora foi escolhida como padroeira do Seminário de Pouso Alegre por Dom João Batista Corrêa Nery, quando em 1901, chegou a Pouso Alegre, como primeiro bispo. Por possuir uma profunda devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, confiou o seminário, que havia sido criado em 1899, aos seus cuidados maternos, a fim de que a formação dos futuros padres estivesse sob sua intercessão.

Texto: padre José Luiz Faria Junior
Imagens: seminarista Pedro Vicente Francisco de Souza