Pascom arquidiocesana participa de encontro nacional em Aparecida

16 de julho de 2024
A coordenação da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) participou no último final de semana do 8º Encontro Nacional da Pascom realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

A Pascom arquidiocesana foi representada pela coordenadora Edilene Aparecida de Oliveira Coutinho e pelo padre Anderson Ribeiro dos Santos, vice assessor da pastoral na Arquidiocese.

Durante os dias 12 a 14 de Julho o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida acolheu agentes de pastoral e comunicadores de todo o país. O encontro, promovido pela Pascom Brasil, propiciou aos mais de 900 participantes momentos de formação, troca de experiências e oração.

Para a coordenada da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de Pouso Alegre, “foi uma experiência incrível participar do 8° Encontro Nacional da Pascom, muito se falou sobre amor, partilha, caminhar juntos, como enfrentar os desafios em um mundo digital tão rápido e diversificado”, explica Edilene, que destaca ainda o chamado missionário dos agentes da Pascom.

“A missão do comunicador é apresentar a Paixão de Jesus Cristo, apresentar A VIDA. Somos missionários no mundo digital, chamados e enviados em missão. Sejamos corajosos, Deus nos escolheu para essa missão! Somos a Igreja em saída nas estradas digitais!”

Padre Anderson e Edilene, juntamente com outros participantes, durante o encontro.

Programação

Com o tema “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”, o encontro nacional contou com seminários, conferências, oficinas e workshops.

Dentre os palestrantes, estiveram presentes Monsenhor Lucio Adrian Ruiz, Secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé e Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava (PR) e membro da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Professores e profissionais da área de comunicação e jornalistas também falaram aos participantes.

Mons. Lucio e Edilene (à esquerda) e Edilene e Pe. Anderson (à direita), em Aparecida.

Muticom

Durante o Encontro Nacional da Pascom Brasil foi lançado o 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O evento acontecerá de 25 a 28 de Setembro de 2025, em Manaus (AM), com o tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade”. As inscrições estão abertas.

Pascom Brasil

Na conclusão de evento foi anunciada a nova coordenadora nacional da Pastoral da Comunicação, Janaína Gonçalves. Ela sucede Marcus Tullius que esteve por seis anos à frente da Pascom Brasil. O 8º Encontro Nacional foi encerrado com o envio dos pasconeiros e pasconeiras, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida.

Parte dos presentes no encontro da Pascom Brasil 2024

Participação em uma das oficinas (à esquerda) e Santa Missa (à direita)

Nova coordenadora da Pascom Brasil com a coordenadora da Pascom Arquidiocesana

Texto: Éder Couto