Arquidiocese promove IV Encontro Arquidiocesano de Liturgia

21 de julho de 2024

Aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de julho, o IV Encontro Arquidiocesano de Liturgia, com o tema “Liturgia e Missão”, promovido pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia – CAL.

O encontro aconteceu nas dependências do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora e foi orientado pelo Frei Luís Felipe Marques, Mestre e Doutor em Teologia Sacramental, assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, que refletiu sobre a relação entre Liturgia e Missão, inspirado no lema bíblico “Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).  Também ajudou na assessoria do encontro, Marlene Maia Silva, Mestre em Catequética e com grande experiência na área da formação.

Os 45 participantes, vindos das diversas paróquias da Arquidiocese, chegaram ao Seminário no final da tarde da sexta-feira, dia 19 de julho. A abertura do encontro aconteceu às 18 horas com a oração do Oficio Divino.

Por volta das 8 horas do sábado, dia 20 de julho, iniciou-se o encontro com a reflexão sobre o tema: “A mistagogia litúrgica em relação com a liturgia missionária”. Ao longo do dia aconteceram varias atividades: roda de conversa, fila do povo e vivências sobre as orações de bênçãos. Aconteceu ainda uma partilha do Conselho Missionário Diocesano – COMIDI, sobre as experiências missionarias realizadas, sua estrutura e organização.

As atividades do domingo, dia 21 de julho, tiveram início com a Celebração Eucarística, às 7 horas. Na parte da manhã foi realizada uma experiência missionária com visitas às casas das famílias do bairro. A tarde foi dedicada a troca de experiências e partilhas entre os participantes. A conclusão do encontro se deu às 15 horas.

Texto: Padre José Luiz Faria Junior

Imagens: Padre Marcos Roberto da Silva