V Formação para Conselhos Diocesanos e Equipes de Terceira Etapa do ECC acontece em Pouso Alegre

19 de julho de 2024

Aconteceu nos dias 12 e 13 de julho, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre (MG) a V Formação para Conselhos Diocesanos e Equipes de Terceira Etapa da Província Eclesiástica de Pouso Alegre do Encontro de Casais com Cristo (ECC).

O Encontro de Formação foi organizado pelo casal Ronaldo e Noely, responsáveis pelo ECC na Arquidiocesano de Pouso Alegre e pelo Padre João Luiz Ferreira Peçanha, diretor espiritual do ECC na Arquidiocese de Pouso Alegre. Participaram do encontro casais diocesanos e casais setoriais do ECC das Dioceses de Campanha e Guaxupé e da Arquidiocese de Pouso Alegre.

A Formação iniciou-se na sexta-feira, dia 12 de julho, às 18 horas e encerrou-se às 21 horas, retornando no sábado, logo de manhã, com a Celebração Eucarística no Santuário do Imaculado Coração de Maria. Ele se estendeu durante todo o dia, com várias palestras ministradas pelos diretores espirituais do ECC, do Regional Leste2, da Província Eclesiástica de Pouso Alegre. O casal Carlos e Lia, Casal Regional Leste 2 do ECC, também foi palestrante. Além das palestras, aconteceram momentos de espiritualidade e círculos de estudos.

Essa Formação da Província acontece uma vez por ano em uma cidade das dioceses da Província. Pela primeira vez ela aconteceu em uma cidade da Arquidiocese de Pouso Alegre.

Segundo os organizadores do Encontro:

“O objetivo dessa formação é proporcionar aos casais diocesanos e setoriais e casais das equipes dirigentes de terceira etapa do ECC da nossa Província, uma troca de experiências, um aprofundamento nos estudos do Documento Nacional, que contém as normas para o ECC em suas 3 etapas.  Foi um momento para buscarmos comunhão e força para continuarmos firmes em nosso propósito de evangelizar as famílias através do nosso trabalho com casais.”

As equipes de trabalho da Formação foram, em sua maioria, compostas por casais da Paróquia São Francisco e Santa Clara onde o ECC está implantado em Pouso Alegre. Foram 25 casais encontristas que receberam a formação e 26 casais que trabalharam na realização desse Encontro, que também contou com a participação de 7 padres.

Texto: Padre José Luiz Faria Junior

Imagens: ECC Pouso Alegre