Clero de Pouso Alegre se reúne para encontro com o tema: ‘’Padres em uma Igreja Sinodal’’

28 de agosto de 2024

No dia 27, o clero de Pouso Alegre teve a oportunidade de participar de um encontro enriquecedor, promovido pela Coordenação de Pastoral.

O Pe. Adriano São João, doutor em Teologia, conduziu o evento, abordando o tema “Padres em uma Igreja Sinodal” com base em obras significativas. Através da análise de obras como “Diário de um pároco de aldeia”, de Georges Bernanos, “O curador ferido: o ministério na sociedade contemporânea”, de Henri Nouwen, e a “Carta aos Párocos”, do Papa Francisco, o assessor inspirou os presentes a superar desafios  como tédio e solidão e aprimorar sua missão na Igreja.

Georges Bernanos, autor de “Diário de um pároco de aldeia”, retrata a vida sacerdotal com sensibilidade e realismo, evidenciando as dificuldades e as alegrias do ministério pastoral. Através da história do padre protagonista, somos levados a refletir sobre a importância do serviço desinteressado à comunidade e a perseverança diante das adversidades. Bernanos nos mostra que, apesar das lutas internas e externas, o papel do padre é fundamental na construção da fé e na orientação espiritual dos fiéis.

Henri Nouwen, em “O curador ferido: o ministério na sociedade contemporânea”, destaca a necessidade de os líderes religiosos cuidarem de si mesmos para poderem cuidar dos outros. O autor ressalta a importância do autocuidado, do acolhimento das fragilidades e da busca pela comunhão com Deus e com a comunidade. A obra de Nouwen serve como um lembrete poderoso para os ministros sobre a importância de equilibrar o serviço pastoral com o cuidado pessoal, a fim de desempenharem seu ministério de forma saudável e eficaz.

Por fim, a “Carta aos Párocos”, do Papa Francisco, traz reflexões sobre a missão dos sacerdotes na Igreja atual. O Santo Padre destaca a importância do testemunho de vida, da proximidade com os fiéis e da abertura ao Espírito Santo para uma atuação pastoral frutuosa. As palavras do Papa Francisco ressoam como um chamado à autenticidade, à humildade e à coragem no exercício do ministério, inspirando os padres a serem verdadeiros pastores do rebanho de Cristo.

Em suma, o encontro promovido pelo Pe. Adriano São João foi uma oportunidade valiosa para os membros do clero de Pouso Alegre refletirem sobre sua missão e renovarem seu compromisso com a Igreja. Ao explorar as obras de Bernanos, Nouwen e as palavras do Papa Francisco, os participantes foram incentivados a buscar a excelência no serviço pastoral, a cultivar a espiritualidade e a promover a comunhão na comunidade eclesial. Que cada padre, diácono e seminarista presente possa se inspirar nessas reflexões e se fortalecer em sua vocação, para serem verdadeiros instrumentos de Deus na construção do Reino.

Texto e imagens: Padre Júlio César dos Santos Júnior.