Dom Majella realiza Visita pastoral à Paróquia São Cristóvão em Pouso Alegre

30 de setembro de 2024

A Paróquia São Cristóvão, criada em 1994, localiza-se no bairro urbano homônimo, tendo como pároco o padre Clemildes Francisco de Paiva e vigário o padre Heraldo José dos Reis. A visita foi realizada de 27 a 29 de setembro pelo arcebispo metropolitano dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R..

Fachada frontal da matriz de São Cristóvão

Diversas atividades constaram do importante evento, destacando-se visitas a comunidades, celebrações de missas, reunião com os sacerdotes, Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) e Conselho Econômico, além de encontro com catequistas e catequisandos.

No primeiro dia, Dom Majella foi acolhido pelos padres com o almoço na casa paroquial. Seguiram-se visitas à unidade de saúde, ao 20º Batalhão da Polícia Militar e ao comércio de flores da comunidade São Benedito.

As comunidades Nossa Senhora do Rosário, bairro Colina Verde, Santa Terezinha, bairro Jatobá, e Mãe Rainha, bairro Morumbi, receberam nesse dia a visita de dom Majella.  Na última comunidade o arcebispo presidiu a Eucaristia e participou de momentos de confraternização.

Dom Majella na comunidade Nossa Senhora Aparecida – Bairro Limeira

No segundo dia, o arcebispo visitou o Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre e almoçou com os candidatos ao diaconato permanente da paróquia. Esteve ainda na fábrica Rocca e nas comunidades São Judas Tadeu, Santo Expedito e Santa Cruz. À noite, presidiu missa na comunidade São Benedito, no bairro Maçaranduba. Após a Eucaristia ocorreu a confraternização dos participantes.

Um delicioso café e conversa com a equipe da pastoral catequética marcaram o início das atividades do terceiro dia da visita. Em seguida, dom Majella participou do almoço com a equipe gestora da paróquia.

À tarde, foram realizadas reuniões com coordenadores de comunidades urbanas e rurais, pastorais, movimentos e ministérios. Seguiram-se visitas às comunidades São João Paulo II, Nossa Senhora da Luz, no bairro Limeirinha, e comunidade Menino Jesus de Praga, bairro Fazendinha, onde o arcebispo presidiu a Eucaristia.

Dom Majella com representantes de comunidades, pastorais e movimentos

No terceiro dia, a primeira atividade foi a visita às comunidades Imaculada Conceição, no bairro dos Ferreiras, e Nossa Senhora Aparecida, bairro Algodão, onde houve celebração de missa, seguida de almoço. No período da tarde foi a vez das comunidades Nossa Senhora das Graças, bairro Califórnia, e Santo Expedito.

A Visita Pastoral encerrou no domingo na Matriz de São Cristóvão com a Santa Missa, que teve a participação dos fiéis de todas as comunidades de nossa paróquia.

A imagem destacada é da missa de encerramento da visita.

Clique AQUI e confira outras informações e veja dezenas de fotos da Visita Pastoral.

Texto: Luiz Gonzaga da Rosa

Fotos: facebook.com/paroquiasaocristovaopa