VI Seminário Bens Culturais da Igreja destaca a importância e conservação dos dos arquivos eclesiásticos

2 de outubro de 2024

Nos dias 1º e 2 de outubro de 2024, a Comissão para os Bens Culturais da Igreja da CNBB Regional Leste 2 realizou, na Casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte-MG, o VI Seminário para Bens Culturais da Igreja. Com o tema “Arquivos Eclesiásticos: Função Sociocultural e Pastoral”, o evento reúne presbíteros e leigos das (Arqui)Dioceses do Regional Leste 2.

O seminário constou de palestras, mesas-redondas e minicursos, promovendo a troca de experiências e o aprofundamento no tema proposto. Dom Geovane Luís da Silva, presidente da Comissão para os Bens Culturais da Igreja da CNBB – Regional Leste 2, destacou que o objetivo do encontro é refletir sobre o valor desses arquivos e sua importância para a Igreja e para a sociedade. Segundo ele, o seminário busca fortalecer o trabalho com os bens culturais, incentivando a criação de comissões em outras províncias eclesiásticas.

Celebração da Eucaristia

Padre Rutiero Carvalho, secretário da comissão, ressaltou que este seminário marca a retomada dos trabalhos e proporciona uma importante oportunidade formativa para as (Arqui)Dioceses do regional. Ele destacou a relevância dos arquivos eclesiásticos para a preservação da memória e para o trabalho pastoral.

Monsenhor Luiz Antônio dos Reis Costa, da Arquidiocese de Mariana, lembrou que os arquivos eclesiásticos guardam documentos que remontam ao século XVIII e são fundamentais tanto para a Igreja quanto para a sociedade. Ele também destacou a importância da modernização desses arquivos e da sua acessibilidade para pesquisadores.

Padre Júlio César dos Santos Júnior e Maria Cristina Souza Faria representantes do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Pouso Alegre.

Padre Júlio César dos Santos Júnior e Maria Cristina Souza Faria representaram o Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Pouso Alegre.

O VI Seminário de Bens Culturais da Igreja, que teve debates e formações voltados à gestão e preservação dos arquivos eclesiásticos,  encerrou-se nesta quarta-feira, 2 de outubro,

Fonte: CNBB Leste 2

Texto: enviado pelo Pe. Júlio César dos Santos Júnior e adaptado por Luiz Gonzaga da Rosa

Fotos: Pe. Júlio César e site do Regional Leste 2 da CNBB