Terceiro dia da Assembleia do CONSER do Regional Leste 2

27 de novembro de 2024

Assembleia Ampliada do CONSER reflete sobre Ano Jubilar 2025

Nesta quarta-feira, 27 de novembro, terceiro dia da Assembleia Ampliada do Conselho Episcopal do Regional Leste 2 (CONSER), a Santa Missa abriu as atividades. A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Geraldo de Souza Rodrigues, bispo da diocese de Januária e concelebrada por Dom Roberto José da Silva, bispo da diocese Janaúba e Dom Antônio Carlos Félix, bispo da diocese de Governador Valadares.

A programação do dia convidou (Arce)Bispos e participantes para a Sessão de trabalho inspirada pelo tema “Ano Jubilar 2025”, assessorada por Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza, bispo auxiliar de Vitória (Espírito Santo). Na oportunidade, Dom Andherson propôs reflexões acerca dos anos jubilares anteriores e também sobre como Jubileu, que será vivenciado no próximo ano por toda a Igreja, pode ser compreendido a partir do universo Bíblico, em passagens presentes no primeiro e segundo Testamento. “Este ano Jubilar nos recorda que a proximidade deve ser a marca fundamental que nos move como Igreja. É também oportunidade para abrirmos caminhos e irmos ao encontro dos nossos irmãos e irmãs”, sublinhou o bispo.

Logo após o momento reflexivo, Dom Andherson abriu espaço para perguntas dos participantes. O período da tarde foi dedicado aos especiais momentos de espiritualidade e a partilha envolvendo os trabalhos em grupos que enceraram a pauta do dia da Assembleia.

Ano Jubilar 2025 – “Peregrinos da Esperança”

Convocado pelo Papa Francisco, o Ano Jubilar 2025, a partir da bula “Spes non confundit” (A esperança não engana), é inspirado pelo tema “Peregrinos da Esperança”. Na tradição da Igreja Católica, um Jubileu é um tempo especial de graça, conversão e renovação espiritual.

Em todo o mundo, os fiéis são chamados a refletir sobre o valor da esperança em um mundo marcado por inúmeros desafios e incertezas, e a fazer uma peregrinação – caminhada interior em busca de renovação e encontro com Deus. O Jubileu da Esperança também incentiva a solidariedade, a paz e o perdão, enquanto os peregrinos são convidados a testemunhar a fé com esperança e a viver um Ano Santo. O Jubileu começa em dezembro deste ano e termina em 2025.

(Redação: Rúbia Costa / Fotos: Tatiane Soares e Rúbia Costa)