São Carlos Borromeu

4 de novembro de 2022

Nesta semana, no dia 04 de novembro, celebramos a memória de São Carlos Borromeu.

Este santo da nossa Igreja nasceu em 2 de outubro de 1538 em Arona (Itália). Ainda criança, ele se mostrou um menino talentoso e inteligente, e manifestou uma inclinação à vida religiosa. Quando criança, com seus irmãos e amigos, brincava de ser padre, imitando funções sacerdotais que tinha visto na igreja.

Carlos Borromeu foi ordenado sacerdote no ano de 1563 e, logo depois, recebeu a sagração episcopal. Já como bispo, pôde participar das últimas etapas do Concílio de Trento (1562-1563). Com a ideia de concluir tal evento, colaborou intensamente na reorganização da Igreja Católica, tornando-se um dos principais promotores da “contra-reforma” e colaborador na redação do catecismo desse concílio.

Atento às orientações do Concílio de Trento, que obrigava os bispos a morarem em suas dioceses, tomou posse da arquidiocese de Milão em 1565. Dedicou-se totalmente a sua Igreja Diocesana. Em sua atividade pastoral, destacam-se a realização de visitas pastorais, a fundação de seminários para a formação do clero, o incentivo a construções – de igrejas, escolas, colégios e hospitais – e a fundação da congregação dos Oblatos, sacerdotes seculares.

Homem caridoso, São Carlos Borromeu distribuía a herança vinda de sua família entre os mais pobres e necessitados. Quando Milão foi acometida pela fome e pela epidemia nos anos de 1569 e 1570, não tendo mais o que oferecer, ele mesmo pedia esmolas para os mais pobres. Em 1576, quando a cidade foi atingida pela peste e o povo foi abandonado pelos poderes públicos, Carlos Borromeu foi ao encontro dos pobres doentes para consolá-los e para lhes dar os sacramentos. Aproveitou a oportunidade para falar verdades duras aos ímpios e ricos que não se lembravam de Deus.

Sofreu perseguição e hostilidade por parte do governador de Milão. Contudo, o mesmo político, prestes a morrer, recebeu de Carlos Borromeu assistência e consolo espirituais na hora de sua agonia.

Em outubro de 1584, Carlos Borromeu teve forte acesso de febre. No dia 3 de novembro de 1584, após receber os santos sacramentos, veio a falecer. Suas últimas palavras foram: “Eis, Senhor, eu venho, vou já”.

Em 1602, foi beatificado pelo Papa Clemente VIII. Sua canonização se deu em 1610, pelo Papa Paulo V.

“Conservai, ó Deus, no vosso povo o espírito que animava São Carlos Borromeu, para que a vossa Igreja, continuamente renovada e sempre fiel ao Evangelho, possa mostrar ao mundo a verdadeira face do Cristo.” (Oração do dia – memória de São Carlos Borromeu)

Fontes:

santo.cancaonova.com/santo/sao-carlos-borromeu