Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, falece aos 85 anos

13 de dezembro de 2022

Monsenhor Jonas Abib faleceu, ontem (12), às 22h14, em sua residência em Cachoeira Paulista (SP). Ele foi o fundador da Comunidade Canção Nova e presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação.

A informação foi dada pela Comunidade Canção Nova por meio de comunicado oficial, na noite de ontem (12). A causa da morte foi insuficiência respiratória por bronco-aspiração e disfagia motora. Desde maio de 2021, monsenhor Jonas estava em tratamento quimioterápico de um mieloma múltiplo.

O velório está sendo realizado na Canção Nova, em Cachoeira Paulista, a partir de hoje (13) até a próxima quinta (15). A última missa de corpo presente e o sepultamento serão no dia 15, às 15h, no santuário do Pai das Misericórdias. As exéquias do monsenhor Jonas estão sendo transmitidas pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.

Monsenhor Jonas Abib nasceu no dia 21 de dezembro de 1936. Era natural de Elias Fausto (SP). Filho de Sérgio Abib e Josepha Pacheco Abib. Aos 12 anos, ingressou na Congregação Salesiana. Foi ordenado sacerdote em 1964, com o lema “Feito tudo para todos”. Dedicou-se à evangelização dos jovens e ingressou na Renovação Carismática Católica (RCC), em 1971.

No dia 2 de fevereiro de 1978, motivado pela Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, do papa São Paulo VI (de 8 de dezembro de 1975), o então padre Jonas Abib fundou a Comunidade Canção Nova, com a missão de evangelizar e comunicar Jesus por meio de encontros e das comunicações sociais. Em 1980, inaugurou a Rádio Canção Nova. Em 1989, a TV Canção Nova.

No dia 17 de outubro de 2007, o padre Jonas Abib recebeu o título de monsenhor, a pedido de dom Benedito Beni dos Santos, então bispo de Lorena (SP), como reconhecimento de suas ações em favor da Igreja. No dia 29 de junho de 2014, a comunidade Canção Nova recebeu o reconhecimento pontifício. Monsenhor Jonas recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Comunicação Pastoral, pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano), no dia 31 de março de 2017.

NOTA DE PESAR

Os fiéis da arquidiocese de Pouso Alegre (MG) e seu arcebispo, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., manifestam solidariedade à Comunidade Canção Nova e à diocese de Lorena. Reconhecemos, neste momento de luto e esperança na Ressurreição, que monsenhor Jonas Abib sempre manifestou amor a Jesus e à Igreja, principalmente pelas atividades de evangelização nos meios de comunicação social, na cultura e na música. Unimo-nos em orações, pedindo que o Senhor da Vida console a todos que fazem parte do legado pastoral deixado pelo monsenhor Jonas Abib. Que Nossa Senhora Auxiliadora interceda por todos da Comunidade Canção Nova para continuarem fazendo-se tudo para todos (1Cor 9,22).

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Informações e imagem: Vatican News – Silvonei José