Missa do Crisma e abertura da fase setorial do 1º Sínodo acontecem em Pouso Alegre

6 de abril de 2023

Diversos sacerdotes, diáconos, religiosos, seminaristas e fiéis leigos, vindos das paróquias da arquidiocese, participaram, hoje (6), da Missa do Crisma, celebrada pelo arcebispo dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.

Na Catedral Metropolitana, em Pouso Alegre (MG), reuniram-se centenas de fiéis para celebrarem a missa que expressa a unidade da Igreja Particular. Entre os presentes, estiveram fiéis que exercem a função de secretários do 1º Sínodo Arquidiocesano nos nove setores pastorais da arquidiocese. Em seguida a procissão de entrada e feita a acolhida de todos os presentes pelo cônego Wilson, cura da catedral e vigário geral, foram acolhidos os padres coordenadores dos setores pastorais e os leigos secretários do Sínodo. Para dom Majella, a Missa do Crisma é “expressão de unidade e comunhão em vista da missão”.

A Missa do Crisma expressa a unidade da Igreja e, neste ano, marca a passagem para segunda fase do 1º Sínodo Arquidiocesano. A fase aberta hoje foi a setorial. Durante o ano de 2022, as paróquias se dedicaram aos trabalhos do 1º Sínodo. Os resultados foram encaminhados a secretaria-geral e, agora, retornam como instrumento para o trabalho e reflexão durante o ano de 2023, o qual será marcado por quatro assembleias sinodais setoriais e terão os resultados encaminhados para secretaria-geral.

Dom Majella destacou, durante a homilia, a importância do 1º Sínodo, agradeceu os trabalhos realizados nas paróquias e incentivou os fiéis leigos e padres a continuarem o processo sinodal.

Ao falar aos padres, no dia em que se celebra a instituição do sacerdócio ministerial, dom Majella afirmou:

“A Igreja diocesana é a nossa família e a arquidiocese tem um dever e uma dívida de gratidão para com todos os padres que aqui vivem e servem com o seu ministério sacerdotal o povo de Deus. Somente como irmãos de Jesus Cristo, somente como parte da grande comunidade podemos, como indivíduos, oferecer um serviço a toda a Igreja e por toda a Igreja. “O sacerdócio é um serviço que pode ser prestado somente no ‘nós’ (Papa Bento XVI)”.

Esta celebração, na qual os fiéis da arquidiocese são fortemente convidados a participar, é uma manifestação da comunhão dos sacerdotes com o seu bispo no único sacerdócio e ministério de Cristo. Os sacerdotes renovaram suas promessas sacerdotais. O arcebispo exortou os sacerdotes a renovar a consagração e a dedicação a Cristo e à Igreja. Juntos, os padres prometeram solenemente permanecer fiéis a Cristo, ser seus ministros, ensinar, oferecer a Eucaristia em seu nome e reunir o seu povo.

Dom Majella incentivou também todo povo a rezar por ele e pelos padres.

“A todos, irmãos e irmãs, peço que louvem sempre o Senhor, por mim, bispo desta Igreja e por estes padres que Ele chamou para o serviço eclesial, e que peçam sempre por nós, para que sejamos santos na unidade do Espírito, a fim de sermos para vocês e para toda a Igreja testemunhas e instrumentos de comunhão, de serviço evangélico e de anúncio credível do Evangelho”, disse dom Majella.

Leia a homilia de dom Majella na íntegra.

Durante a missa, foram abençoados o óleo dos catecúmenos (futuros batizados) e o óleo para o sacramento da unção dos enfermos. O arcebispo consagrou também o santo crisma, um óleo perfumado usado para os sacramentos do batismo, da confirmação e da ordem (para a ordenação de diáconos, sacerdotes e bispos) e para sagrações de altares e igrejas.

Antes da bênção final, foram enviados, simbolicamente, os padres coordenadores dos setores pastorais com seus respectivos secretários para a missão de continuar o processo sinodal na arquidiocese.

Cônego Wilson agradeceu o empenho de todos os envolvidos para realização da celebração eucarística e convidou os padres e diáconos que estão em missão na arquidiocese, auxiliando nas paróquias, para saudação pascal e pessoal ao arcebispo. Depois, foram chamados todos os padres e diáconos do clero arquidiocesano para receberem os cumprimentos pascais de dom Majella.

Veja mais fotos do evento.

Texto: diácono Cristian Diego Rosa
Imagens: seminarista Márcio Aurélio Gonçalves Junior e Fernanda Gomes