Santa Gianna Beretta Molla

26 de abril de 2023

Nascida no dia 4 de outubro de 1922, em Magenta, na Itália, Gianna Beretta Molla é fruto de um casal piedoso que testemunhou o amor de Deus em uma família numerosa. Gianna recebeu excelente formação religiosa desde a mais tenra infância.

Durante a sua juventude, dedicava-se piedosamente ao generoso apostolado entre os jovens da Ação Católica de caridade para com os idosos e para com os necessitados nas Conferências de São Vicente. Graduada em medicina e especializada em pediatria, realizou seu serviço como médica, ajudando e auxiliando os doentes, que tanto amava, com a medicina e com palavras de conforto e esperança.

Gianna era uma jovem destemida e cultivava em seu coração uma profunda espiritualidade, confiando cada passo de sua vida aos santos desígnios do Senhor. E não foi diferente em sua vocação, considerando-a como dom de Deus. Iniciou o seu noivado com o engenheiro Pietro Molla, recebendo o sacramento do Matrimônio no dia 24 de setembro de 1955. Hoje em dia, cabe ressaltar, são muito conhecidas e apreciadas as cartas trocadas entre os dois, que são uma fonte de inspiração e exemplo de amor puro e confiança no senhor.

Gianna viveu sua vida na simplicidade, exercendo com alegria sua missão de esposa, mãe e médica. Dedicada, fazia tudo com amor e entusiasmo. Viveu intensamente sua vida. Amava a natureza, pintura, viagens e esqui. Gianna e Pietro tiveram 4 filhos: Pedro Luís, Mariolina, Laura e Joana Manuela.

A santa passou pelo drama da cruz na gravidez de sua filha Joana Manuela. Descobriu fibroma no útero, o que colocava em risco a gravidez, sua vida e a vida do bebê. Orientada pelos médicos a realizar um aborto, Gianna testemunhou convicta a sua fé, levando a gravidez até o fim. Confiante na Divina Providência, demonstrou disposta a sacrificar sua vida para salvar a da filha.

No dia 21 de abril de 1962, nasceu Joana Manuela e, na manhã do dia 28 de abril, Gianna partiu para a Casa do Pai, aos 39 anos. Foi declarada beata no dia 24 de abril de 1994, pelo papa são João Paulo II, e, canonizada no dia 16 de maio de 2004. Pietro, seu esposo, e os seus filhos estiveram presente na canonização. Santa Gianna tinha um grande sonho de vir ao Brasil trabalhar como médica missionária, porém isso não foi possível por conta de sua saúde frágil. Mesmo assim, para os brasileiros, a santidade de santa Gianna é importante, pois o milagre da sua canonização aconteceu no Brasil. A Igreja comemora o dia de santa Gianna no dia 28 de abril.

Todos nós temos um chamado universal, a vocação à santidade. Olhando para a história da Igreja, podemos contemplar diversos testemunhos dos santos. Santa Gianna, além de ser uma santa dos tempos atuais, ensina que a santidade é possível na vida cotidiana, na entrega diária, na vida familiar, matrimonial e profissional. E você, busca ser santo em sua realidade?

Oração

Ó Deus de amor, que cumulou a vida de Santa Gianna Beretta Molla de virtudes heroicas, chamando-a para a vida familiar, concedei-nos a graça da santidade cotidiana e oferecer nossos sacrifícios por aqueles que amamos, por Cristo, nosso Senhor. Amém. Santa Gianna Beretta Molla, rogai por nós!

Referência:
PELUCCHI, Giuliana. O amor maior: A história de Santa Gianna. 1ª ed., Dois irmãos, RS, Minha Biblioteca Católica, 2020.

Imagem: https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/conheca-santa-gianna-beretta-e-seus-valores-familiares/