60ª Assembleia Geral da CNBB acontece em Aparecida (SP)

18 de abril de 2023

Entre os dias 19 a 28 de abril, os 326 bispos ativos e parte dos 157 bispos eméritos estarão reunidos em Aparecida (SP) para a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

As diversas sessões da assembleia se realizarão no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A temática principal desta edição da Assembleia estará voltada à avaliação global da caminhada da CNBB. Na programação deste ano, constam 22 temas prioritários e outros que serão objetos de reflexão e encaminhamentos pelos cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores nas sessões da assembleia.

Este ano, a 60ª Assembleia Geral tem a característica eletiva. O episcopado brasileiro vai eleger, para o próximo quadriênio 2023-2026, os novos quatro membros para compor a presidência da CNBB; a presidência de cada uma de suas 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e dois delegados para o Sínodo dos Bispos de 2023.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., e dom João Justino de Medeiros Silva (arcebispo de Goiânia) na 60ª Assembleia Geral da CNBB. Imagem cedida por dom Majella.

Durante a realização da 60ª Assembleia Geral, todos os dias a Assessoria de Comunicação da Conferência enviará aos credenciados detalhes sobre a programação do dia. As coletivas de imprensa acontecerão, diariamente, às 15h, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, com bispos indicados pela presidência da CNBB, para apresentar os assuntos e desdobramentos dos debates realizados pelo episcopado brasileiro na assembleia.

Acesse o site oficial da 60ª Assembleia Geral da CNBB.

Todos os dias, os bispos participarão da celebração eucarística, às 18h30, no Santuário Nacional. Haverá também uma celebração penitencial, no dia 23 de abril, e uma celebração inter-religiosa, no dia 26 de abril. O retiro espiritual acontecerá no sábado (22) e domingo (23).

Celebração Eucarística da 59ª Assembleia Geral da CNBB, em 2022. Imagem: CNBB.

Texto: seminarista estagiário Dioni Acácio da Silva, com informações da CNBB.
Imagem destacada: CNBB