Arquidiocese de Pouso Alegre acolhe o 25º encontro da Pastoral Carcerária do Leste II

25 de abril de 2023

O momento de formação e composição da coordenação colegiada do Regional Leste II foi sediado em nosso seminário arquidiocesano e tem um importante papel no fortalecimento da presença da Igreja no cárcere.

O encontro aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de abril, no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre. Organizado pelo Padre Edson Aparecido da Silva, assessor da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Pouso Alegre, juntamente com o coordenador diocesano, Manoel Messias Félix e a coordenadora da pastoral em Pouso Alegre, Maria de Fátima Machado, o encontro reuniu dois representantes de cada diocese e arquidiocese do regional. O objetivo foi a eleição da nova coordenação colegiada do regional, a reflexão sobre a importância do anúncio da Palavra no cárcere e as ações junto às famílias daqueles que foram privados da liberdade.

Rico em momentos de espiritualidade e oração, contou com a presença de cinco padres e uma religiosa. Dentre os temas abordados destacou-se a questão da mulher no cárcere e a importância da justiça restaurativa.

Esteve presente no encontro o Dr. Hélio Walter de Araújo Junior, Juiz da Execução penal da comarca de Santa Rita do Sapucaí, que tratou sobre o futuro da Lei de Execução penal e a Pastoral Carcerária.

A coordenação Colegiada do Regional Leste II da CNBB- Minas Gerais foi constituída pelos Assessores Eclesiásticos, Padre José Ferreira Leão, Padre Marcelo Moreira Santiago e Padre Wellington Nascimento de Souza. Os leigos eleitos foram: Dilson Antônio Marques (assessor jurídico), Manoel Messias Félix, Maria Aparecida Moreira, Maria de Lourdes de Oliveira e Marleny Gonçalves Bonifácio.

A Arquidiocese de Pouso Alegre tem um serviço pastoral atuante junto às unidades prisionais existentes em seu território. Composta por leigos, padres e com o apoio do arcebispo Dom Majella que, por ocasião da Páscoa e do Natal, realiza visitas aos detentos, a Igreja torna-se uma presença viva entre aqueles que vivem a difícil realidade do cárcere.

Texto: Pe. Carlos Cézar Raimundo
Imagens: Manoel Messias Félix e Brendo Waleu Silva