Encontro de Formação para Catequistas é realizado em Pouso Alegre

9 de maio de 2023

No domingo (7), foi realizado encontro para formação dos catequistas da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG). O evento foi organizado pela Coordenação Arquidiocesana de Catequese e foi oferecido a dois catequistas de cada paróquia, os quais estão sendo preparados para a recepção do Ministério de Catequista, segundo itinerário de formação estipulado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

No mês de maio de 2021, o papa Francisco, por meio da Carta Apostólica “Antiquum Ministerium”, instituiu o ministério de Catequista. Essa carta é composta por onze parágrafos, nos quais ele apresenta sua justificativa, importância desse serviço e define algumas orientações pastorais para os bispos.

A CNBB já definiu os requisitos necessários para alguém ser instituído no ministério de catequista: ser escolhido pela comunidade eclesial; ter no mínimo 20 anos de idade e 5 anos de atuação na catequese; ter participado da formação básica proposta pela diocese; ter participado da formação específica e imediata para a recepção do Ministério, com duração mínima de seis meses. A Congregação para o Culto Divino, por sua vez, já publicou o Rito litúrgico para a Instituição do Ministério de Catequista, a ser realizado pelo bispo.

Padre Luciano Aparecido, assessor da Pastoral Bíblico-Catequética.

O evento aconteceu no Centro Pastoral da Paróquia do Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre. A reflexão foi conduzida pelo padre Luciano Aparecido, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, Monte Sião (MG) e assessor eclesiástico da pastoral bíblico-catequética da arquidiocese. O estudo inicial se deu sobre a primeira parte do Catecismo da Igreja Católica. O objetivo da formação foi preparar catequistas para a recepção futura do ministério instituído pelo papa Francisco. O evento encerrou-se com a celebração da Eucaristia no Santuário do Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre.

Padre Luciano abençoa catequistas ao final do encontro.

Texto: Diácono Cristian Diego Rosa
Fotos: Kelly Almeida Nicácio do Prado