Visitação de Nossa Senhora: duas mulheres felizes contadoras da beleza do Evangelho

31 de maio de 2023

No caminho da Boa Nova um “encontro” a ser contemplado: A visita da Virgem Maria à sua prima Isabel. Maria é a mulher que acolhe a Palavra e a medita em seu coração (Lc 2,19), para compreender os sentidos dos fatos. Maria faz memória, recorda e tece a Palavra para fazê-La frutificar, indo ao encontro da prima Isabel. Tão logo recebe o comunicado de ter sido escolhida por Deus Pai para ser a Mãe do Filho de Deus, sai às pressas até a montanha para visitar Isabel, que recebera a graça da maternidade em sua velhice. E Maria caminha decidida para servir a prima, irradiando graça e alegria espiritual!

Tão grande alegria merece uma celebração especial! E no mês de maio somos convidados a celebrar da Festa da Visita de Maria. Festa esta, instituída pela Papa Urbano VI, em 1389 e que antes fora adotada pelos franciscanos, transformando-a em “Visitação de Maria”, em 1263. Com a reforma litúrgica, a partir do Concílio Vaticano II, esta festa passou a ser celebrada em 31 de maio, ao final do mês dedicado a Maria.

Muitos estudos teológicos e composições poéticas foram escritos sobre a obra de Deus realizada na vida da Virgem Mãe. Encantou-me os escritos do poeta e teólogo italiano Ermes Ronchi. Ele escreveu sobre o encontro de Maria e Isabel na obra “A dança dos ventres”, por tão exultante e generosa troca de abraços e olhares, de duas mulheres grávidas pelo “Deus do impossível”, no Espírito Santo. Duas mulheres que, na dança da vida, perceberam a ação de Deus na história. E nesse bailado, “Isabel introduziu a melodia e Maria tornou-se música e dança; seu corpo, um salmo: minha alma engrandece o Senhor!” (cf. Revista Mensageiro do Coração de Jesus- maio de 2023, pág. 35)

É o Magnificat, que está escrito no Evangelho de Lucas 1, 46-56, esse canto da grandeza de nosso Deus! Com ele, nosso coração se abre para viver a graça de Deus! Deus se torna grande e sentido para o nosso viver!

O encontro de duas mães nos revela: Maria é mãe do mistério de uma missão salvífica: Jesus deixa-nos sua mãe como nossa Mãe, para que nesta imagem materna, possamos ler todos os mistérios do Evangelho. Isabel, a mãe do precursor João, que sente o filho estremecer em seu seio: o profeta nascituro no ventre da mãe Isabel, exulta de alegria, reconhecendo o Messias Jesus.

Nosso olhar se dirige a Maria, “porque sempre que olhamos para Maria, voltamos a acreditar na força revolucionária da ternura e do afeto. N’Ela, vemos que a humildade e a ternura não são virtudes dos fracos, mas dos fortes, que não precisam maltratar os outros para se sentir importantes. Fixando-A, descobrimos que aquela que louvava a Deus porque ‘derrubou os poderosos de seus tronos’ e ‘aos ricos despediu de mãos vazias’, é a mesma que assegura o aconchego de um lar à nossa busca de justiça” (EG 288).

A atividade evangelizadora da Igreja abraça o estilo mariano, pela dinâmica de justiça e ternura; de contemplação e oração ao Deus da Vida e também de ação e caminho, pois Maria e a Senhora da prontidão (EG 288). Nossa oração se dirige à Mãe Maria, abraçada pela confiança e esperança na promessa de que Seu Filho Ressuscitado “renova todas as coisas” (Ap 21,5).

Oração

Virgem e Mãe Maria,
Vós que, movida pelo Espírito,
Acolhestes o Verbo da vida
Na profundidade da vossa fé humilde,
Totalmente entregue ao Eterno,
Ajuda-nos a dizer o nosso ‘sim’
Perante a urgência, mais imperiosa do que nunca,
De fazer ressoar a Boa Nova de Jesus.
Vós, cheia da presença de Cristo,
Levastes a alegria a João, o Batista,
fazendo-o exultar no seio de sua mãe.
Vós, estremecendo de alegria,
Cantastes as maravilhas do Senhor.
Vós, que permanecestes firme diante da Cruz
Com uma fé inabalável,
e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição,
reunistes os discípulos à espera do Espírito
para que nascestes a Igreja evangelizadora.
Alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados
para levar a todos o Evangelho da vida
que vence a morte.
Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos
Para que chegue a todos
O dom da beleza que não se apaga.
Vós, Virgem da escuta e da contemplação,
intercedei pela Igreja,
da qual sois o ícone puríssimo,
para que ela nunca se feche nem se detenha
na sua paixão por instaurar o Reino.
Estrela da nova evangelização,
Ajudai-nos a refulgir
Com o testemunho da comunhão,
Do serviço, da fé ardente e generosa,
Da justiça e do amor aos pobres,
Para que a alegria do Evangelho
Chegue até aos confins da terra
E nenhuma periferia fique privada da sua luz.
Mãe do Evangelho vivente,
Manancial de alegria para os pequeninos.
Rogai por nós.
Amém. Aleluia! (EG 28)

Referências:

Francisco. Exortação Apostólica Evangelli Gaudium. https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-gaudium.html

RIBEIRO, E. Mensageiro do Coração de Jesus, São Paulo, Loyola, n 1410, v. 129, mai. 2023.

Imagem: Vatican Media