3ª Missão Jovem Arquidiocesana acontece na Paróquia São Caetano em Brazópolis (MG)

9 de julho de 2023

O Setor Juventude da Arquidiocese de Pouso Alegre reuniu cerca de 150 jovens, no último final de semana, na Paróquia São Caetano, em Brazópolis (MG), para a realização da 3ª Missão Jovem.

Com o lema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39), jovens de diversas paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre, de diferentes movimentos eclesiais, coordenados pelo padre Robson Aparecido da Silva, assessor do Setor Juventude, e pelos padres da Paróquia São Caetano, padre Lucimar Pereira Goulart e padre Marcos Vinícius da Silva, se reuniram para realização da 3ª Missão Jovem Arquidiocesana, que estava programada para 2020, mas não aconteceu devido à pandemia da Covid-19.

A acolhida dos jovens e a celebração eucarística de abertura do evento aconteceu na sexta-feira (7), às 19 horas, na igreja matriz de São Caetano. Em seguida, os jovens missionários foram divididos em grupos, conforme as localidades, e dirigiram-se para casas das famílias onde ficaram hospedados.

No sábado (8), as atividades começaram às 8 horas com um momento de oração na igreja matriz. Logo em seguida, os jovens missionários iniciaram a missão pelas ruas, visitando o comércio da cidade, durante toda a manhã. Após almoçarem juntos, começaram a missão porta a porta, visitando às famílias. No fim da tarde, os jovens missionários se dirigiram para a casa das famílias onde estavam hospedados para se prepararem para a celebração eucarística que aconteceu às 19 horas na igreja matriz. Em seguida, na Praça da Matriz, aconteceu uma apresentação teatral e um “Evangelizashow“. Durante todo o dia, os padres permaneceram na igreja matriz para o atendimento de confissões.

Na manhã de domingo (9), às 8 horas, os jovens se reuniram para o momento de oração, na igreja matriz, e dali se dirigiram para a missão em algumas comunidades da paróquia, nos Bairros Cancan, Frei Orestes e Estação Dias. Às 11 horas, retornaram para a igreja matriz, onde aconteceu a missa de encerramento do evento.

Padre Fabiano José Pereira, coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional, e padre Rafael Domingues Gouvêa, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, em Consolação (MG), também estiveram presentes durante os dias de missão. Padre Vanir Ramos Barbosa, residente em Gonçalves (MG), também ajudou no atendimento das confissões.

O assessor do Setor Juventude, padre Robson Aparecido da Silva, comentou a experiência da 3ª Missão Jovem para a comunidade e para os jovens missionários e manifestou sua gratidão a todos os envolvidos no evento:

“Segundo as famílias da comunidade paroquial, os jovens levaram alegria por meio do anúncio da Palavra de Deus, caminharam pelas ruas e comércios da cidade espalhando o amor de Deus e demonstraram o quanto é maravilhoso ser de Deus e fazer uma experiência íntima com Ele. Segundo os jovens, as famílias que os receberam tanto como hóspedes, como para a visita missionária, estavam desejosas de ouvir a Palavra de Deus, da partilha de vida, de falar e de escutar”.

“A mão de Deus, pela força do Espírito Santo, agiu em tudo e os jovens testemunharam o amor de Cristo para o povo se Deus de Brazópolis. Da nossa parte, gratidão aos padres da paróquia, a liderança paroquial e em especial a equipe de jovens que coordenaram a 3ª Missão Jovem Arquidiocesana”, ressaltou padre Robson.

Padre Lucimar Pereira Goulart, pároco da Paróquia São Caetano, também expressou suas impressões:

“A Missão Jovem Arquidiocesana foi um momento especial na vida da comunidade, pois possibilitou aos jovens fazer a experiência do anúncio do Evangelho ao pé do ouvido e à comunidade exercer a acolhida. Foi um momento também para animar a comunidade no sentido do compromisso missionário. Todos se envolveram e participaram com alegria!”

Antes do encerramento do evento, padre Robson Aparecido da Silva anunciou a paróquia na qual será realizada a 4ª Missão Jovem Arquidiocesana: Paróquia São Francisco de Paula, em Poço Fundo (MG).

Texto: padre José Luiz Faria Junior

Fotos: Facebook – Paróquia São Caetano