Aberto oficialmente o Ano Jubilar dos 125 anos da Arquidiocese de Pouso Alegre

9 de agosto de 2024

Na missa das 16h do domingo, 4 de agosto, presidida pelo arcebispo metropolitano dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss,R.,  na Catedral do Senhor Bom Jesus, ocorreu a abertura oficial do Ano Jubilar comemorativo dos 125 anos da Arquidiocese de Pouso Alegre.

Sacerdotes, fiéis de Pouso Alegre e de diversas paróquias participaram da missa.

Na homilia, o arcebispo ressaltou a importância da vivência do Evangelho, da comunhão eucarística e da criação de pontes para se viver o espírito fraterno na construção do caminho sinodal.

Síntese histórica da Arquidiocese

A nomeação do padre José Paulino de Andrade em 10 de maio de 1899 no ofício de visitador diocesano das paróquias do Sul de Minas pertencentes à diocese de São Paulo constituiu-se em marco importante para a criação da diocese de Pouso Alegre. Em 8 de setembro do mesmo ano, padre José Paulino instalou o Seminário Menor e o Ginásio Diocesano São José.

A nova circunscrição eclesiástica foi criada por meio do decreto pontifício Regio Latissime patens de 4 de agosto de 1900, tendo sido seu território desmembrado das então dioceses de São Paulo e Mariana. Na época, eram 107 as paróquias da nova circunscrição eclesiástica. No território diocesano habitavam por volta de aproximadamente 200 mil pessoas.

Seu primeiro bispo, nomeado no dia 17 de fevereiro de 1901, foi o então bispo de Vitória, dom João Batista Corrêa Nery. O segundo, dom Antônio Augusto de Assis, seguido de dom Otávio Chagas de Miranda, que, devido a diversa comorbidades, teve no bispo auxiliar, dom Oscar de Oliveira, seu braço direito.

Clique para ler o Decreto para Criação da Diocese de Pouso Alegre

Por meio da bula Qui tamquam Petrus, de 14 de abril de 1962, o Papa João XXIII elevou a Igreja Particular pouso alegrense à Arquidiocese. As dioceses da Campanha e de Guaxupé tornaram-se suas sufragâneas. A instalação canônica ocorreu no dia 23 de setembro de 1962 e seu quarto bispo, dom José d’Angelo Neto, tornou-se o primeiro arcebispo metropolitano. Dom João Bosco Óliver de Faria foi seu bispo auxiliar.

Clique para ler o Decreto para Criação da Arquidiocese de Pouso Alegre.

Seguiram-se os pastoreios dos arcebispos dom João Bergese e dom Ricardo Pedro Chaves Ponto Filho, O.Praem., que teve como bispo auxiliar dom José Francisco Rezende dias. O arcebispo dom José Luiz Magella Delgado, C.Ss.R., está à frente do rebanho arquidiocesano há dez anos.

Início da celebração

Assembleia no momento da Proclamação da Palavra

Dom Majella com os diáconos e sacerdotes participantes

Texto: Luiz Gonzaga da Rosa