Ano Pastoral 2022 é iniciado na arquidiocese

5 de fevereiro de 2022

Membros do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) se reuniram hoje (05), de modo virtual, para a abertura do Ano Pastoral 2022. No evento, foi apresentada uma carta pastoral de dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R, arcebispo metropolitano. Além disso, o hino oficial do 1º Sínodo Arquidiocesano 2022-2025 foi lançado.

 

A reunião do CAP foi iniciada às 9h, com oração e meditação de Lc 5,1-11, conduzidas por padre Mauro Ricardo de Freitas. O coordenador arquidiocesano de Pastoral, padre Edson Aparecido da Silva, acolheu a todos os presentes, inclusive os novos coordenadores de pastorais, movimentos e ministérios, que iniciaram suas atividades em 2022.

Participantes da reunião do CAP em 5 de fevereiro. Divulgação: Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.

Presente no início da reunião, dom Majella saudou a todos, deixando seu incentivo para as atividades pastorais em 2022, com destaque para o 1º Sínodo Arquidiocesano. Por estar representando a arquidiocese de Pouso Alegre na ordenação episcopal de monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira, em Umuarama (PR), dom Majella se ausentou da reunião, após a sua mensagem. Ele foi representado por cônego Wilson Mário de Morais, vigário geral.

O momento formativo da reunião do CAP foi sobre a Campanha da Fraternidade 2022, conduzido por padre Adilson da Rocha, assessor espiritual da Pastoral da Educação. Além disso, padre Marcos Roberto da Silva, coordenador da Comissão Arquidiocesana para a Liturgia (CAL), apresentou o conteúdo do Caderno Litúrgico nº. 1, lançado pela CAL com Orientações Litúrgico-Pastorais sobre a Liturgia da Palavra nas Celebrações Sacramentais e sobre a Celebração da Palavra.

Em seguida, Suzana Coutinho, da Comissão Arquidiocesana de Animação para o Sínodo dos Bispos 2021-2023, falou sobre a participação da arquidiocese nas atividades desse evento sinodal da Igreja, orientando os presentes a responderem a um questionário enviado para as paróquias e grupos eclesiais.

A reunião prosseguiu com a participação do padre Mauro Ricardo, que apresentou orientações sobre o 1º Sínodo Arquidiocesano, a ser iniciado na próxima Quinta-feira Santa, dia 14 de abril. Além disso, o padre lançou oficialmente o hino do 1º Sínodo Arquidiocesano e agradeceu às compositoras e aos intérpretes.

A composição do hino é de Shirlene Virgínia Cabral Machado com a colaboração de Josiane Marques Vieira, da paróquia São Cristóvão, em Pouso Alegre. Sua seleção foi feita pela subcomissão de Música Litúrgica da CAL. A interpretação e gravação da canção foram feitas por Clayton Andrade, Grasiela Andrade e Leonardo Araújo, da paróquia Santa Rita de Cássia, em Extrema. Todos os envolvidos na composição e gravação foram voluntários.

Baixe o Hino do 1º Sínodo Arquidiocesano 2022 2025.

Baixe a partitura do hino.

Cônego Wilson, representando dom Majella, leu a carta do arcebispo metropolitano para a abertura do Ano Pastoral 2022. No texto, o arcebispo destacou: “Se iniciamos a programação de um novo ano pastoral, desejosos de recuperar muitas das atividades que tivemos que deixar, de adiar ou cancelar, é porque acreditamos na progressiva recuperação de uma normalidade possível”. Além disso, na carta, dom Majella apresentou quais serão as principais atividades pastorais de 2022.

Leia na íntegra a Carta Pastoral de dom Majella sobre o Ano Pastoral 2022.

Após essa leitura, o padre Luciano Aparecido Pereira, assessor da Comissão Bíblico-Catequética, e Kelly Almeida Nicacio do Prado, coordenadora da mesma comissão, apresentaram orientações sobre as atividades catequéticas para este ano, destacando que cada paróquia terá autonomia para organizar suas atividades catequéticas, presenciais ou virtuais, conforme as condições diante da pandemia por COVID-19, e que a abertura do Ano Catequético será no dia 6 de março, 1º Domingo da Quaresma, nas paróquias.

A reunião foi encerrada com comunicados pastorais e a bênção, dada por cônego Wilson. A próxima reunião do CAP será no dia 7 de maio, sábado, às 9h.

 

Com imagens e informações da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. A imagem destacada da notícia apresenta alguns dos participantes da reunião.

Privacy Preference Center